Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33795
Autoria: Santos, Marta Alexandra Neto
Orientação: Pais, Cláudio António Figueiredo
Data: 3-Dez-2024
Título próprio: O efeito na qualidade de auditoria e no valor relevante da divulgação de resultados antes da conclusão da auditoria
Referência bibliográfica: Santos, M. A. N. (2024). O efeito na qualidade de auditoria e no valor relevante da divulgação de resultados antes da conclusão da auditoria [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33795
Palavras-chave: Divulgação de resultados
Qualidade de auditoria
Valor relevante
Earnings announcement
Audit quality
Value relevance
Resumo: O presente estudo analisa o efeito que a divulgação de resultados antes da conclusão do trabalho de auditoria tem sobre a qualidade da auditoria e o valor relevante da informação. Esta é uma prática em crescente ascensão, em especial nos Estados Unidos. Deste modo, torna-se pertinente analisar o impacto dessa prática noutro pais. A Alemanha, é um país pertencente à União Europeia e que se distingue dos EUA por ser um país em que a proteção do investidor é fraca, oposta aos EUA. A amostra utilizada cinge-se às empresas constantes no segmento Prime Standard da Bolsa de Frankfurt, estando circunscrita ao período temporal de 2016 a 2021. Relativamente à análise do efeito na qualidade de auditoria utiliza-se os discretionary accruals para mensurar o impacto. Os resultados indicam que a qualidade de auditoria é superior quando o anúncio de resultados é anterior à conclusão de auditoria e que quanto menor o intervalo entre a divulgação de resultados e a conclusão de auditoria, maior é a qualidade de auditoria. Quanto ao valor relevante da informação usa-se dois modelos de associação, o Price model e o Return model baseados no modelo de Olson, para analisar o efeito. Os resultados indicam que a informação dos resultados tem maior relevância para o investidor, quando o anúncio de resultados é anterior à conclusão da auditoria e que o seu valor aumenta quanto maior for o intervalo entre a divulgação de resultados e a emissão da opinião de auditoria.
This research study analyses the effect of earnings announcements before audit completion on audit quality and value relevance. This is a practise on rise, especially in the United States of America (USA). Therefore, it is relevant to examine the impact of this practice in another country, such as Germany, a country distinct from the USA, which is a member of the European Union and that has a lower investor protection compared to the USA. The sample used focuses on companies listed in the Prime Standard segment of the Frankfurt Stock Exchange, during the years 2016 to 2021. Regarding the investigation into the effect on audit quality, we use discretionary accruals to analyse the impact. The results show that audit quality is higher when earnings announcements occur before audit completion, and the shorter the gap between the earnings announcements and the audit completion, the higher the audit quality. For the study on the impact on value relevance, we use two association models, the Price model and the Return model, based on the Olson model to investigate the effect. The results indicate that earnings information has greater relevance for investors when the announcement is made before the audit is completed, and that its value increases the longer the gap between the earnings announcement and the audit opinion.
Designação do Departamento: Departamento de Contabilidade
Designação do grau: Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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