Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33764
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPais, Cláudio-
dc.contributor.authorNunes, Mariana Ferreira-
dc.date.accessioned2025-03-17T16:08:26Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationNunes, M. F. (2024). Qualidade de auditoria e importância do cliente [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33764por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33764-
dc.description.abstractEu analiso o impacto da importância do cliente na qualidade de auditoria tendo em conta a existência de conflitos de agência entre os gestores e os stakeholders e os diversos escândalos financeiros que colocam em causa a credibilidade do auditor. Adicionalmente, analiso o impacto das alterações ao nível da profissão de auditoria, impostas pela UE, a partir de 2016, nesta relação. A amostra é constituída por empresas cotadas espanholas para o período em análise (2010 e 2022), os dados são extraídos dos relatórios e contas respetivos e da base de dados Refinitiv Eikon. Para esta análise uso regressão linear múltipla em que a qualidade de auditoria é mensurada através dos acréscimos discricionários e da emissão de opinião qualificada, enquanto a importância do cliente é o quociente dos honorários de auditoria/consultoria ao nível do sócio, escritório e empresa de auditoria. Verifico um aumento da qualidade de auditoria, medida pelos acréscimos discricionários, ao nível do escritório de auditoria e uma diminuição ao nível da empresa de auditoria, enquanto ao nível do sócio não identifico uma relação estatisticamente significativa. Por outro lado, não existe uma relação significativa entre a emissão de opinião qualificada e a importância do cliente. Além disso, a qualidade de auditoria diminuiu com as alterações impostas pela UE apenas ao nível do escritório e empresa de auditoria, no modelo em que a qualidade de auditoria é mensurada através dos acréscimos discricionários. Através do modelo da probabilidade de opinião qualificada as conclusões são semelhantes ao nível da empresa.por
dc.description.abstractOver the years, there have been agency conflicts between managers and stakeholders and various financial scandals that challenge the credibility of the auditor and the audit quality. Therefore, I investigate the client importance’s impact on audit quality. Additionally, I study the impact of the new requirements about the auditing profession, imposed by the European Union, from 2016 onwards, on this relationship. I consider Spanish listed companies as my sample selection between 2010 and 2022, the data were extracted from the respective annual reports and the Refinitiv Eikon database. For this analysis I use multiple linear regression models where the audit quality is measured both through the discretionary accruals and the likelihood of issuing qualified opinions, while the client importance is the proportion of audit/consulting fees at the audit partner, office and firm levels. I find that the audit quality increases, when it is measured by discretionary accruals, at the audit office level, and there is a decrease at the audit firm level, where at the audit partner level I do not find a significant association. On the other hand, I do not find a significant association between the likelihood of issuing qualified opinions and any of the variables of interest. In addition, the audit quality decreased with the new EU requirements only at the audit office and audit firm levels when audit quality is measured by discretionary accruals. When considering the likelihood of issuing qualified the results are the same at the audit firm level.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectAuditoria -- Auditpor
dc.subjectImportância do clientepor
dc.subjectQualidade de auditoriapor
dc.subjectAcréscimos discricionáriospor
dc.subjectOpinião qualificadapor
dc.subjectHonorários de auditoriapor
dc.subjectClient importancepor
dc.subjectAudit qualitypor
dc.subjectDiscretionary accrualspor
dc.subjectQualified opinionpor
dc.subjectAudit feespor
dc.titleQualidade de auditoria e importância do clientepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203775414por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Contabilidade e Controlo de Gestãopor
dc.date.embargo2025-12-03-
dc.subject.jelM41por
dc.subject.jelM42por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Contabilidadepor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_mariana_ferreira_nunes.pdf
  Restricted Access
1,1 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.