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dc.contributor.advisorTeles, Susana-
dc.contributor.advisorCorreia, Ricardo Jorge Castro de-
dc.contributor.authorRodrigues, Mariana Franco-
dc.date.accessioned2025-03-17T15:55:01Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationRodrigues, M. F. (2024). Impacto da promoção turística da Região Autónoma da Madeira, nos indicadores turísticos, hóspedes entrados e dormidas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33762por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33762-
dc.description.abstractA promoção no turismo é crucial para transmitir e consolidar a imagem de um destino, facilitando a ligação entre o produto e os clientes. Sendo o turismo um setor altamente competitivo e dinâmico, é fundamental estudar e analisar o investimento que se faz na sua promoção, considerando a escassez dos recursos, a diversidade dos mercados e a concorrência. Com base nas análises efetuadas é possível identificar estratégias de alocação de recursos adequadas para maximizar o retorno do investimento e manter a sustentabilidade dos fluxos turísticos. O objetivo deste estudo é analisar o impacto do investimento da promoção turística da Região Autónoma da Madeira nas variáveis de procura (hóspedes e dormidas) entre 2012 e 2023. Numa primeira fase, este estudo pretende verificar a evolução dessas variáveis, identificando os mercados que se destacam relativamente à média. Numa segunda fase, através de uma análise de regressão linear, pretende-se calcular e evidenciar correlações e coeficientes significativos entre a variável de investimento e as variáveis de procura. Assim, através de uma abordagem quantitativa, procura-se determinar os mercados em que o impacto da promoção foi mais eficiente. Esta informação é fundamental tanto para os decisores políticos, como para as entidades públicas e privadas de promoção. Os resultados sugerem claramente os mercados que se devem continuar a investir e os que carecem de uma avaliação e análise mais cuidada. Para futuras investigações, recomenda-se a inclusão de um conjunto mais amplo de indicadores e variáveis que possam demonstrar de maneira mais abrangente os fatores que influenciam o retorno da promoção turística.por
dc.description.abstractPromotion in tourism is crucial for conveying and consolidating the image of a destination, facilitating the connection between the product and customers. Given that tourism is a highly competitive and dynamic sector, it is essential to study and analyze the investment made in its promotion, taking into account the scarcity of resources, market diversity, and competition. Based on the analyses conducted, it is possible to identify suitable resource allocation strategies to maximize return on investment and maintain the sustainability of tourism flows. The aim of this study is to analyze the impact of investment in the tourism promotion of the Autonomous Region of Madeira on demand variables (guests and overnight stays) between 2012 and 2023. In the first phase, this study intends to verify the evolution of these variables, identifying the markets that stand out relative to the average. In the second phase, through linear regression analysis, the goal is to calculate and highlight significant correlations and coefficients between the investment variable and the demand variables. Thus, through a quantitative approach, the study seeks to determine the markets where the impact of promotion was most effective. This information is essential for policymakers as well as for public and private promotional entities. The results clearly suggest which markets should continue to receive investment and which require more careful evaluation and analysis. For future research, it is recommended to include a broader set of indicators and variables that can more comprehensively demonstrate the factors influencing the return on tourism promotion.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectPromoção turística -- Tourism promotionpor
dc.subjectMercado turístico -- Tourism marketpor
dc.subjectIndicadores turísticospor
dc.subjectGestão estratégicapor
dc.subjectTourism indicatorspor
dc.subjectStrategic managementpor
dc.titleImpacto da promoção turística da Região Autónoma da Madeira, nos indicadores turísticos, hóspedes entrados e dormidaspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203775244por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2025-11-29-
dc.subject.jelC35por
dc.subject.jelM37por
dc.subject.jel1C Mathematical and quantitative methodspor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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