Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/33726
Author(s): Catalão, Inês Duarte
Advisor: Duarte, Ana Patrícia
Silva, Vítor Hugo
Date: 27-Nov-2024
Title: O papel da consciência crítica e das características do contexto de trabalho na avaliação de competências de liderança de chefias de diferentes géneros
Reference: Catalão, I. D. (2024). O papel da consciência crítica e das características do contexto de trabalho na avaliação de competências de liderança de chefias de diferentes géneros [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33726
Keywords: Competências de liderança
Consciência crítica
Contexto laboral
Género
Leadership competences
Critical consciousness
Work context
Gender
Abstract: Nas últimas décadas as mulheres quebraram barreiras sociais a níveis pessoal e profissional. Porém, uma barreira que permanece é a (des)igualdade de oportunidades na progressão de carreira e promoção a cargos de liderança. Tal parece dever-se à crença generalizada de que as mulheres apresentam menos competências de liderança do que os homens, a qual é reforçada pela ideia de que os contextos de trabalho são predominantemente masculinos, exigindo atributos socialmente atribuídos aos homens, como competitividade, assertividade e foco no alcance dos objetivos. A consciência crítica do/a avaliador/a poderá constituir uma variável importante para contrariar enviesamentos de género na avaliação das competências de liderança. Assim, o presente estudo tem como objetivo averiguar o seu potencial na promoção de igualdade de oportunidades para ambos os géneros em contextos laborais com diferentes níveis de masculinidade e feminilidade, especificamente ao nível da avaliação de competências de liderança. Para tal, foi desenvolvido um estudo quasi-experimental, com recurso a um questionário online para recolher dados de uma amostra de 230 participantes. Através de cenários descrevendo uma situação de resolução de conflito, manipularam-se os contextos laborais (valores masculinos vs valores femininos), o género do líder (masculino vs feminino) e recolheu-se informação sobre o nível de consciência crítica dos participantes, bem como das suas perceções das competências de liderança do/a personagem. Os resultados indicam que os participantes com nível de consciência crítica acima da mediana, em contexto laboral de maior masculinidade avaliam superiormente as competências de liderança no conflito apresentado. Não se verificam diferenças significativas nas restantes situações.
In recent decades, women have broken social barriers both personally and professionally. However, a barrier that remains is (un)equality of opportunities in career progression and promotion to leadership positions. This seems to be due to the widespread belief that women have fewer leadership skills than men, which is reinforced by the idea that work contexts are predominantly male, requiring attributes socially attributed to men, such as competitiveness, assertiveness and focus on achieving objectives. The evaluator's critical awareness may be an important variable to counteract gender biases in the assessment of leadership skills. Thus, the present study aims to establish its potential in promoting equal opportunities for both genders in work contexts with different levels of masculinity and femininity, specifically in terms of the assessment of leadership skills. To this end, a quasi-experimental study was developed, using an online questionnaire to collect data from a sample of 230 participants. Through scenarios describing a conflict resolution situation, the work contexts (male values vs female values), the gender of the leader (male vs female) were manipulated, and information was collected about the participants' level of critical consciousness, as well as their perceptions of the character's leadership skills. The results indicate that participants with a level of critical consciousness above the median, in a work context of greater masculinity, give a higher evaluation of the leadership skills in the conflict presented. There are no significant differences in the other situations.
Department: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Degree: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_ines_duarte_catalao.pdf
  Restricted Access
927,4 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.