Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33702
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamalho, Nelson Campos-
dc.contributor.authorAbdou, Maha Abdulkarim-
dc.date.accessioned2025-03-11T15:41:35Z-
dc.date.available2025-03-11T15:41:35Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationAbdou, M. A. (2024). Successful integration during merger and acquisition: A case study focused on communication strategy [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33702por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33702-
dc.description.abstractThe shipping and logistics industry is vital to global business, driving international trade and enabling geographic expansion. This study delves into a case study from a M&A occurring in this industry, targeting the communication strategy within organizational change which is analyzed through the Burke-Litwin Model. This allows us to comprehensively grasp the significance of leadership, organizational culture, and communication in this case, which can explain the success of integrations entailed in this specific M&A. Within this context, this study also examines the influence of technological advancements, e-commerce growth, and environmental sustainability, particularly in the post-COVID-19 landscape. Through a set of a interviews conducted with a very restricted group of decision makers and operational players that played distinct roles along the M&A process, a qualitative analysis shows that the need to adapt to external changes, the creation of a unified organizational culture, and managing communication effectively during M&A, secured long-term success and competitiveness in this dynamic logistics industry. Special attention is given to the psychological impact on employees during integration, exploring motivational drivers through self-determination theory and applying single-loop and double-loop learning to reflect on post-M&A key lessons.por
dc.description.abstractO sector do transporte marítimo e da logística é vital para o negócio global, impulsionando o comércio internacional e permitindo a expansão geográfica. Este estudo debruça-se sobre um caso de estudo de uma fusão e aquisição ocorrida neste sector, visando a estratégia de comunicação no âmbito da mudança organizacional, que é analisada através do Modelo Burke-Litwin. Isto permite-nos compreender de forma abrangente a importância da liderança, da cultura organizacional e da comunicação neste caso, o que pode explicar o sucesso das integrações implicadas nesta M&A específica. Neste contexto, este estudo também examina a influência dos avanços tecnológicos, do crescimento do comércio eletrónico e da sustentabilidade ambiental, particularmente no cenário pós-COVID-19. Através de um conjunto de entrevistas realizadas a um grupo muito restrito de decisores e intervenientes operacionais que desempenharam papéis distintos ao longo do processo de M&A, uma análise qualitativa mostra que a necessidade de adaptação às mudanças externas, a criação de uma cultura organizacional unificada e a gestão eficaz da comunicação durante as M&A garantiram o sucesso e a competitividade a longo prazo neste sector logístico dinâmico. É dada especial atenção ao impacto psicológico nos trabalhadores durante a integração, explorando os factores de motivação através da teoria da autodeterminação e aplicando a aprendizagem de ciclo simples e de ciclo duplo para refletir sobre as principais lições pós-M&A.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOrganizational changepor
dc.subjectMerger and acquisition (M&A)por
dc.subjectShipping and logisticspor
dc.subjectCommunication strategypor
dc.subjectLiderança -- Leadershippor
dc.subjectMudança organizacionalpor
dc.subjectFusões e aquisições (M&A)por
dc.subjectTransporte maritimo e logísticapor
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopor
dc.titleSuccessful integration during merger and acquisition: A case study focused on communication strategypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203767802por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacionalpor
iscte.subject.odsErradicar a pobrezapor
iscte.subject.odsErradicar a fomepor
iscte.subject.odsCidades e comunidades sustentáveispor
thesis.degree.departmentDepartamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacionalpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maha_abdulkarim_abdou.pdf1,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.