Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33668
Autoria: Oliveira, Denis Graeff de
Orientação: Foà, Caterina
Data: 4-Dez-2024
Título próprio: Quais as condições para a sustentabilidade de uma cena de música local? Estudo de caso de Lisboa
Referência bibliográfica: Oliveira, D. G. de (2024). Quais as condições para a sustentabilidade de uma cena de música local? Estudo de caso de Lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33668
Palavras-chave: Cenas musicais
Music city
Música -- Music
Hard e soft infrastructures
Lisboa
Music scenes
Live music
Lisbon
Resumo: A música ao vivo pode desempenhar um papel no desenvolvimento econômico e renovação das cidades, por envolver práticas sociais desde atividades amadoras até grandes eventos comerciais. Considerando potenciais vulnerabilidades das cenas musicais frente a políticas públicas, pressões econômicas e transformações urbanas, a investigação pretende examinar quais são as condições estabelecidas pela literatura para sua sustentabilidade e verificar a existência desses critérios em Lisboa. O objetivo principal é estudar diferentes áreas da cidade, para determinar se essas condições estão presentes e com que variação entre as zonas estudadas. O trabalho empírico refere-se a quatro zonas do concelho de Lisboa, selecionadas por sua concentração de espaços de música e por suas diferentes histórias e dinâmicas sociais: Cais do Sodré, Bairro Alto, Graça e Arroios e Beato e Marvila. A revisão da literatura informa o desenho da pesquisa que, baseado no conceito de cena cultural de Will Straw (2004; 2015), materializado pelas dimensões de análise de “hard” e “soft infrastructures” de Landry (2000), aplica uma metodologia qualitativa indutiva multi-métodos. Utilizou-se pesquisa documental, mapeamento do território, integrados com um total planeado de vinte entrevistas semiestruturadas a agentes das cenas musicais, das quais apenas onze puderam ser realizadas. A pesquisa resultou na compilação de uma lista de quesitos para a sustentabilidade das cenas musicais e a constatação de que em Lisboa estão reunidos a maioria deles. Contudo, foi possível também estabelecer que o grau de completude dessas infraestruturas, sua distribuição no território e sua concentração relativa variam de acordo com cada área da cidade estudada.
Live music can play a role in the economic development and renewal of cities, as it involves social practices from amateur activities to large commercial events. Considering potential vulnerabilities of musical scenes in the face of public policies, economic pressures and urban transformations, the investigation aims to examine the conditions established by literature for their sustainability and verify the existence of these criteria in Lisbon. The main objective is to study different areas of the city, to determine whether these conditions are present and with what variation between the zones studied. The empirical work refers to four areas of the municipality of Lisbon, selected for their concentration of music spaces and their different histories and social dynamics: Cais do Sodré, Bairro Alto, Graça and Arroios, and Beato and Marvila. The literature review informs the research design which, based on the concept of cultural scene by Will Straw (2004; 2015), materialized by the analysis dimensions of “hard” and “soft infrastructures” by Landry (2000), applies a qualitative inductive multi-method methodology. Document analysis and mapping of the territory were used, integrated with a planned total of twenty semi-structured interviews with agents from the music scenes, of which only eleven could be carried out. The research resulted in the compilation of a list of requirements for the sustainability of music scenes and the observation that most of them are met in Lisbon. However, it was also possible to establish that the degree of completeness of these infrastructures, their distribution in the territory, and their relative concentration vary according to each area of the city studied.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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