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http://hdl.handle.net/10071/3365
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Title: O grau de orientação para o mercado dos hotéis em Cabo Verde
Authors: Cruz, Maria de Fátima Pires da
Orientador: Alves, Helena
António, Nelson
Keywords: Marketing
Orientação para o mercado
Turismo
Escala MO
Market orientation
Turism
MO Scale
Issue Date: 2011
Citation: CRUZ, Maria de Fátima Pires da - O grau de orientação para o mercado dos hotéis em Cabo Verde [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3365>.
Abstract: Dada a importância do conceito de orientação para o mercado e a inexistência de estudos que estudem o seu grau de implementação nas empresas Cabo-Verdianas, este estudo visa medir o grau de orientação para o mercado dos hotéis em Cabo Verde. O estudo foi aplicado às unidades hoteleiras do sector turístico em Cabo Verde com o objectivo de: (i) determinar o grau de orientação para o mercado dos hotéis em Cabo Verde e (ii) verificar a existência de diferenças significativas no grau de orientação para o mercado dos hotéis em função da existência de departamento de marketing nos hotéis, a área funcional dos respondentes, a localização geográfica dos hotéis e a procedência do capital social maioritário. As conclusões do estudo sugerem que em termos gerais, os hotéis, em Cabo Verde, segundo as percepções dos gestores, tem um nível médio de orientação para o mercado. Os resultados mostraram ainda que apenas existe uma diferença significativa no grau de geração e resposta ao mercado, entre os hotéis nacionais e os estrangeiros. Igualmente, constatou-se que, existe uma diferença significativa, no grau de geração e disseminação de informação de mercado, entre a percepção da área comercial e ou marketing e as restantes áreas das unidades hoteleiras. Entretanto, relativamente à localização dos hotéis e à existência ou não de departamentos de marketing, não foi confirmada a existência de diferenças significativas no grau de geração, disseminação de informação e resposta ao mercado.
Due to the importance given to the concept of market orientation and the lack of studies which examine its level of implementation in Cape Verdean companies, this research aims to measure the level of market orientation of hotels in Cape Verde. This study was applied to hotel units in Cape Verde with the aim of: (i) determining the level of market orientation in Cape Verde hotels and (ii) verifying the existence of significant differences in the degree of market orientation of hotels which have or not a marketing department, the professional area of the respondents, the geographic location of the hotels and the origin of the majority funds. According to the managers’ perceptions, the results suggest that in general terms, the hotels, in Cape Verde, , have an intermediate level of market orientation. The results also show that there is a significant difference between national and foreign hotels regarding information generation and responsiveness to market. In the same way, there is as significant difference on the degree of generation and dissemination of information between the functional commercial areas and the others functional hotel areas. However, there was no significant difference on what concerns generation, dissemination and market responsiveness, regarding hotels location and the existence or not of marketing departments.
Description: JEL Classification System: Marketing (M31), Turism (L81)
URI: http://hdl.handle.net/10071/3365
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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