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http://hdl.handle.net/10071/33611
Autoria: | Daehnhardt, Nuno Volner Ribeiro |
Orientação: | Lapa, Tiago |
Data: | 12-Dez-2024 |
Título próprio: | The influence of nostalgia on the consumer's purchase intent of video game remakes: Case study of Persona fans and the release of Persona 3 Reload |
Referência bibliográfica: | Daehnhardt, N. V. R. (2024). The influence of nostalgia on the consumer's purchase intent of video game remakes: Case study of Persona fans and the release of Persona 3 Reload [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33611 |
Palavras-chave: | Jogo de vídeo -- Video games Video game remakes Saudade -- Nostalgia Emotional branding Persona 3 Reload Jogos digitais Remakes de jogos digitais Branding emocional |
Resumo: | Video game remakes are an emerging trend in the video game industry, paralleling the larger trend of what can be called a “market of nostalgia”. In the specific case of video game remakes, the game developers use a game from the past and rebuild it with the goal of sharing it with both those who were fans of the original game and the new audiences who never experienced the original game(s). This dissertation aims to explore the way these games are received by both target audiences to better understand the fan perception of video game remakes. After exploring and discussing literature on the topics of nostalgia-based emotional branding and the cultural significance of video games, this dissertation follows with a case study on a recently released video game remake, Persona 3 Reload (2024). Using quantitative methodology in the form of an online survey, this study intends to compare the perspectives of the original game’s long-term fans with those of newer fans who have never experienced the original game but may be interested in the remake title. The findings suggest both differences and similarities between the expectations of both defined target audiences while highlighting key points that contribute to the effectiveness and success of video game remakes as video game releases. Os “remakes” de jogos digitais surgem como uma tendência emergente na indústria dos jogos digitais, no contexto do “mercado da nostalgia”. No caso especifico dos remakes de jogos digitais, as empresas desenvolvedoras de jogos baseam-se num jogo lançado no passado para o reconstruir e vender como um novo produto, direcionado tanto aos fãs do jogo original como às novas audiências que nunca experienciaram o jogo original. Esta dissertação tem como objetivo explorar a maneira como estes jogos são recebidos por ambos os públicos-alvos, de modo a compreender perceção dos fãs sobre os remakes de jogos digitais. Após a pesquisa e discussão de literatura acerca dos temas do branding emocional baseado na nostalgia e da significância cultural dos jogos digitais, esta dissertação fundamenta-se no estudo de caso de um remake lançado recentemente, o Persona 3 Reload (2024). Através de uma metodologia quantitativa na forma de inquérito online, este estudo tem como objetivo comparar as perspetivas dos fãs a longo prazo do jogo original com as perspetivas dos podem ter interesse no remake sem nunca ter experienciado o jogo original. Os resultados sugerem tanto diferenças como semelhanças entre as expetativas de ambos os públicos-alvos, sublinhando pontos chave que contribuem para o sucesso dos remakes de jogos digitais como lançamentos na indústria dos jogos digitais. |
Designação do Departamento: | Departamento de Sociologia |
Designação do grau: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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