Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/33576
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alexandre, Isabel Machado | - |
dc.contributor.advisor | Boaventura, Diana Mendes | - |
dc.contributor.author | Farinha, Rodolfo Aires Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-05T16:25:50Z | - |
dc.date.available | 2025-03-05T16:25:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
dc.date.submitted | 2024-09 | - |
dc.identifier.citation | Farinha, R. A. A. (2024). A gamified digital platform for collaborative knowledge creation: Schoolpedia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33576 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/33576 | - |
dc.description.abstract | The Schoolpedia project, created by the Associação de Jardins-Escolas João de Deus and ISCTE, has developed a gamified digital platform to promote collaboration between elementary school students and teachers. The platform complements traditional teaching, encouraging students' autonomous research through a digital encyclopedia, and focuses on increasing student motivation and participation, with teachers mediating and validating the content produced. The literature review highlights the impact of digital technologies on education, focusing on gamification as a way of increasing student motivation and Problem-Based Learning (PBL) to promote autonomy. It also addresses the use of Artificial Intelligence (AI) in personalizing teaching and automated assessment, as well as the challenges and opportunities of these technologies. Schoolpedia is a digital platform where students can play STOP, create articles and explore content in an interactive and personalized way. The project follows an action research methodology, involving coordinators, teachers and students in its development. It was designed using design-thinking techniques, and the platform includes an AI agent that analyzes the students' articles and provides immediate feedback. During the project's development, evaluations were carried out with teachers and students to measure the platform's impact on student learning and motivation. The questionnaires applied indicated a significant improvement in student participation and the development of digital and scientific skills. Teachers also reported greater ease in mediating and validating the content created by the students. | por |
dc.description.abstract | O projeto Schoolpedia, criado pela Associação de Jardins-Escolas João de Deus e o ISCTE, desenvolveu uma plataforma digital gamificada para promover a colaboração entre alunos e professores do ensino básico. A plataforma complementa o ensino tradicional, incentivando a pesquisa autónoma dos alunos através de uma enciclopédia digital, e foca-se em aumentar a motivação e participação dos estudantes, com os professores a mediar e validar os conteúdos produzidos. A revisão da literatura destaca o impacto das tecnologias digitais na educação, focando-se na gamificação como forma de aumentar a motivação dos alunos e na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) para promover autonomia. Também aborda o uso da Inteligência Artificial (IA) na personalização do ensino e avaliação automatizada, bem como os desafios e oportunidades dessas tecnologias. A Schoolpedia é uma plataforma digital onde os alunos podem jogar STOP, criar artigos e explorar conteúdos de forma interativa e personalizada. O projeto segue uma metodologia de action research, envolvendo coordenadores, professores e alunos no seu desenvolvimento. O design foi elaborado com técnicas de Design-Thinking, e a plataforma inclui um agente de IA que analisa os artigos dos alunos e fornece feedback imediato. Durante o desenvolvimento do projeto, foram feitas avaliações com professores e alunos para medir o impacto da plataforma na aprendizagem e motivação dos estudantes. Os questionários aplicados indicaram uma melhoria significativa na participação dos alunos e no desenvolvimento de competências digitais e científicas. Os professores também relataram maior facilidade em mediar e validar os conteúdos criados pelos alunos. | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Gamificação -- Gamification | por |
dc.subject | Digital education | por |
dc.subject | Collaborative learning | por |
dc.subject | Educational platforms | por |
dc.subject | Inteligência artificial -- Artificial intelligence | por |
dc.subject | Active learning methodologies | por |
dc.subject | Educação digital | por |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | por |
dc.subject | Plataformas educativas | por |
dc.subject | Metodologias ativas de aprendizagem | por |
dc.title | A gamified digital platform for collaborative knowledge creation: Schoolpedia | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 203758340 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Informática | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
thesis.degree.department | Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_rodolfo_alves_farinha.pdf | 20,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.