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http://hdl.handle.net/10071/33569
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Magalhães, Filipe André Touças | - |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Elói da Silva | - |
dc.contributor.author | Santos, José Francisco Ramalho | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-05T15:37:31Z | - |
dc.date.available | 2025-03-05T15:37:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-09 | - |
dc.identifier.citation | Santos, J. F. R. (2024). A importância da competição: Trampolim: O concurso como projeto académico [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33569 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/33569 | - |
dc.description.abstract | Da academia ao concurso público. Esta foi a premissa que permitiu ao desenvolvimento deste ensaio. Foi através da participação em concursos públicos, enquanto exercício académico, que percebemos, enquanto estudantes, o estado da arquitetura nacional e mais concretamente, o estado do cenário de competições de arquitetura em Portugal. Este exercício que durou dez meses e contou com a participação em sete concursos, serviu de porta para o mundo profissional, mas também foi o responsável por desencadear a curiosidade e vontade de desenvolver este tema, o tema da competição. A competição é um conceito presente em várias áreas, sejam elas profissionais ou não. Na antiga Grécia a competição era a ferramenta principal de desenvolvimento pessoal, não só físico mas também intelectual, ligada à aprendizagem e ao aumento do conhecimento. Esta "filosofia" de aliar o espírito competitivo ao ensino é algo que se traduz em resultados magníficos, trate-se de quaisquer área do saber, o que contribui para o aumento do conhecimento no espetro geral. A arquitetura não é exceção a esta condição. Após o exercício mencionado anteriormente, agora num segundo momento, é possível refletir, com um olhar mais próximo, sobre o cenário nacional de concursos públicos de arquitetura. Este apresenta-se estagnado. Com isto, quero dizer que as propostas promovidas, sem contar com algumas exceções, não contribuem para o aumento do conhecimento arquitetónico. Desta forma, procura-se analisar e perceber de que maneira o espírito competitivo, o pensamento crítico e a competição na arquitetura, podem ser ferramentas que necessitam de evolução, mas que podem ser usadas para desenvolver conhecimento. | por |
dc.description.abstract | From academia to public competitions. This was the premise that led to the development of this essay. It was through participating in public competitions, as an academic exercise, that we, as students, came to understand the state of national architecture and, more specifically, the state of architectural competitions in Portugal. This exercise, which lasted ten months and involved participation in seven competitions, served as a gateway to the professional world, but it also sparked curiosity and the desire to explore this topic further—the topic of competition. Competition is a concept present in various fields, whether professional or not. In ancient Greece, competition was the primary tool for personal development, not only physically but also intellectually, connected to learning and the increase of knowledge. This "philosophy" of combining a competitive spirit with education is something that translates into magnificent results, regardless of the field of knowledge, contributing to the overall expansion of understanding. Architecture is no exception to this condition. After the aforementioned exercise, now in a second phase, it is possible to reflect, with a closer look, on the national landscape of public architectural competitions. This landscape appears to be stagnant. By this, I mean that the promoted proposals, with a few exceptions, do not contribute to the advancement of architectural knowledge. Thus, the aim is to analyze and understand how the competitive spirit, critical thinking, and competition in architecture can be tools that need evolution but can be used to develop knowledge. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Estagnado | por |
dc.subject | Competição | por |
dc.subject | Espírito competitivo | por |
dc.subject | Pensamento crítico -- Critical thinking | por |
dc.subject | Arquitetura -- Architecture | por |
dc.subject | Estagnant | por |
dc.subject | Competition | por |
dc.subject | Competitive spirit | por |
dc.title | A importância da competição: Trampolim: O concurso como projeto académico | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 203739779 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes | por |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Arquitetura | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Trabalho digno e crescimento económico | por |
iscte.subject.ods | Indústria, inovação e infraestruturas | por |
thesis.degree.department | Departamento de Arquitetura e Urbanismo | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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