Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33567
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTomás, Maria João Beirão Lopes de Sousa Machado Landeiro-
dc.contributor.authorAlves, Eva Calhandro-
dc.date.accessioned2025-03-05T15:04:47Z-
dc.date.available2025-03-05T15:04:47Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationAlves, E. C. (2024). Internacionalização de empresas: Caso da Delta Cafés - Polónia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33567por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33567-
dc.description.abstractNo atual contexto, a internacionalização é um elemento fundamental para as empresas enfrentarem a tendência de crescimento da concorrência nos mercados e a volatilidade económica global. A presente dissertação centra a sua investigação na expansão da Delta Cafés para a Polónia, uma estratégia que visa a diversificação dos mercados e a redução da dependência sobre o mercado nacional. O atual contexto de globalização exige que as empresas compreendam e acompanhem as tendências de consumo, de modo a que as mesmas se consigam adaptar às necessidades dos consumidores e às diferentes culturas, tornando-se fulcral o estabelecimento de estratégias de internacionalização eficazes. A Delta Cafés tem enfrentado desafios culturais e económicos significativos na Polónia, especialmente no que diz respeito à adaptação das preferências locais de consumo de café. Para aprofundar esta análise, foram realizadas duas entrevistas com colaboradores, de grande importância, da Delta Cafés e uma última entrevista concretizada com a Direção da Biedronka, parceiro essencial nesta internacionalização. A presente dissertação aborda os seguintes temas: as motivações da Delta Cafés para expandir para a Polónia, o modo de entrada no mercado, e os desafios culturais enfrentados, como a adaptação aos hábitos de consumo locais, especialmente a preferência polaca por café com leite. Também foram analisados os riscos económicos, cambiais e regulatórios enfrentados pela empresa, e as estratégias adotadas para mitigar esses obstáculos. Desta forma, entende-se que esta dissertação poderá apresentar-se como um recurso valioso para académicos e profissionais que procuram entender e aplicar estratégias de internacionalização no mercado do café.por
dc.description.abstractIn the current context, internationalization is a fundamental element for companies to face the growing trend of competition in markets and global economic volatility. This dissertation focuses its research on the expansion of Delta Cafés into Poland, a strategy aimed at diversifying markets and reducing dependence on the domestic market. The current globalized context requires companies to understand and follow consumption trends, so they can adapt to consumer needs and different cultures, making it crucial to establish effective internationalization strategies. Delta Cafés has faced significant cultural and economic challenges in Poland, particularly in adapting to local coffee consumption preferences. To deepen this analysis, the dissertation includes two interviews with key employees at Delta Cafés and a final interview with the management of Biedronka, an essential partner in this internationalization. This dissertation addresses topics such as Delta Cafés’s motivations for expanding into Poland, the market entry mode, and the cultural challenges encountered, including adapting to local consumption habits, particularly the Polish preference for coffee with milk. Economic, exchange rate, and regulatory risks faced by the company were also analyzed, along with the strategies adopted to mitigate these obstacles. Thus, it is concluded that this dissertation will serve as a valuable resource for students and professionals seeking to understand and apply internationalization strategies in the coffee market.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInternacionalização -- Internationalizationpor
dc.subjectEmpresa -- Companypor
dc.subjectDelta Caféspor
dc.subjectPolóniapor
dc.subjectPolandpor
dc.titleInternacionalização de empresas: Caso da Delta Cafés - Polóniapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203756444por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Economia da Empresa e da Concorrênciapor
iscte.subject.odsErradicar a fomepor
iscte.subject.odsAção climáticapor
iscte.subject.odsPaz, justiça e instituições eficazespor
dc.subject.jelM16por
dc.subject.jelF21por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1F International economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Economiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_eva_calhandro_alves.pdf1,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.