Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33549
Autoria: Martinho, Gonçalo de Sousa Damásio Guerreiro
Orientação: Pedro, Nuno Alexandre Guerreiro
Data: 22-Nov-2024
Título próprio: Criação de um restaurante móvel com venda de carne Limousine
Referência bibliográfica: Martinho, G. de S. D. G. (2024). Criação de um restaurante móvel com venda de carne Limousine [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33549
Palavras-chave: Plano de negócio -- Business plan
Restauração móvel
Limousin
Inovação gastronómica
Food truck
Gastronomic innovat
Resumo: Ano após ano, a restauração móvel tem registado popularidade acompanhada de uma mudança nas preferências do consumidor comum, na qual este tem privilegiado a conveniência sem abdicar da qualidade e autenticidade. Este projeto tem como objetivo a criação de um restaurante móvel com venda de carne limousin, sendo esta uma ideia proposta pela Empresa Sociedade Agricultura Grupo David Lda onde apenas a criação de gado reina como atividade principal. Na elaboração deste trabalho, estão presentes uma análise detalhada do mercado e da concorrência e o conceito do negócio acompanhada de uma análise interna à empresa. Para além destas análises, estão presentes visões estratégicas para o futuro e um plano de marketing devidamente pormenorizado. Como última fase deste projeto, será o estudo da viabilidade do projeto, através de um plano financeiro. Em relação à metodologia de pesquisa, estes foram repartidos em dois: primários e secundários. Em relação aos dados primários estes foram obtidos através de uma entrevista ao Presidente da Street Food em Portugal, Dr.º Luís Rato e a elaboração de um questionário relativo ao comportamento dos consumidores relativamente ao setor da restauração móvel e a sua abertura à carne imousin. Quanto aos secundários, estes foram os websites e alguns relatórios de estudo e pesquisa de fontes como o INE, Eurostat e Associação Portuguesa de Street Food. Em oposição à restauração tradicional, será necessário um investimento em capital bastante reduzido, dado à liberdade do investidor em não adquirir um imóvel fixo. Através desta flexibilidade, o projeto, demonstra uma viabilidade muito apreciada pelos investidores, em que o tempo para recuperar o valor investido é inferior a cinco anos, em qualquer dos cenários, havendo viabilidade económico e financeira.
Year after year, the food truck market has grown in popularity, accompanied by a change in the preferences of the average consumer, who has favored convenience without sacrificing quality and authenticity. The aim of this project is to create a mobile restaurant selling Limousin beef, an idea proposed by the company Sociedade Agricultura Grupo David Lda, where cattle breeding is the main activity. This work includes a detailed analysis of the market, the competition and the business concept, together with an internal analysis of the company. In addition to these analyses, there are strategic visions for the future and a detailed marketing plan. The final stage of this project will be to study the viability of the project through a financial plan. As for the research methodology, it was split into two: primary and secondary. The primary data was obtained by interviewing the President of Street Food in Portugal, Dr Luís Rato, and drawing up a questionnaire regarding the consumer behavior in relation to the food truck sector and their openness to Limousin meat. As for secondary sources, these were websites and some study reports and research from sources such as INE, Eurostat and the Portuguese Street Food Association. In contrast to traditional catering, a very small capital investment will be required, given the investor's freedom not to purchase a fixed property. Through this flexibility, the project demonstrates a viability much appreciated by investors, in which the time to recover the amount invested is less than five years, in any of the scenarios, with economic and financial viability.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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