Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33535
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Vítor-
dc.contributor.authorParreira, Patrícia Amaro-
dc.date.accessioned2025-02-28T15:33:16Z-
dc.date.available2025-02-28T15:33:16Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.date.submitted2024-07-
dc.identifier.citationParreira, P. A. (2024). Plano de negócio de um serviço de gestão de vida pessoal e familiar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33535por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33535-
dc.description.abstractAtualmente, a sociedade no geral vive em luta com as exigências do meio envolvente. A multiplicidade de papeis que um indivíduo tem de assumir a nível familiar, profissional e pessoal, e a pressão para o sucesso em cada um destes, leva a um elevado esforço físico e psicológico e consequente perda de saúde. Para dar resposta a esta necessidade propõe-se uma solução de negócio inovadora de assistência pessoal com três esferas de atuação: um aplicativo móvel de gestão pessoal, familiar e do lar, cujo pacote premium permite o acesso a uma assistente virtual, com base em inteligência artificial, assistentes pessoais humanos que atuam enquanto Key Account Managers e rede de parceiros prestadores de serviços que através da aplicação tem acesso aos clientes subscritores e satisfazem diversas necessidades. Foi construído um plano de negócio para determinar a sua viabilidade financeira e a definição das respetivas políticas de implementação, nomeadamente da organização, operações, marketing e tecnologia. Depois da revisão da literatura sobre o tema, utilizou-se como metodologia um estudo de mercado de forma a validar a existência da necessidade e as suas especificidades e seguidamente realizou-se uma análise de mercado. Conclui-se que existe a necessidade por serviços de gestão pessoal e que não há no mercado português um só operador que consiga dar resposta a todas as necessidades dos consumidores. Do ponto de vista económico e financeiro, o negócio demonstrou ser viável, havendo um retorno do capital investido no ano 3,9, uma VAL de 868 112 e uma TIR de 47,16%, tendo em conta um Custo Médio Ponderado do Capital (WACC) de 6,65%.por
dc.description.abstractCurrently, society in general lives in struggle with the demands of the environment. The multiplicity of roles that an individual has to assume at a family, professional and personal level, and the pressure to succeed in each one of these, leads to high physical and psychological effort and consequent loss of health. To meet this demand, we propose an innovative personal assistance business solution with three areas of activity: a personal, family and home management mobile application, whose premium package allows access to a virtual assistant based on artificial intelligence, also human personal assistants who act as Key Account Managers and a network of service provider partners who, through the application, have access to subscribing customers and meet their various needs. A business plan was created to determine its financial viability and define the respective implementation policies, namely organization, operations, marketing and technology. After reviewing the literature on the topic, a market study was used as a methodology in order to validate the existence of the need and its specificities and then a market analysis was carried out. It is concluded that there is a need for personal management services in the Portuguese market and there is not a single operator that can respond to all consumer needs. From an economic and financial point of view, the business proved to be viable, with a return on invested capital in 3.9 years, an NPV of 868 112 and an IRR of 47.16%, taking in account a Weighted Average Cost of Capital of 6,65%.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPlano de negócio -- Business planpor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectServiços domésticospor
dc.subjectAssistente pessoalpor
dc.subjectServiços personalizadospor
dc.subjectManagement,por
dc.subjectHousehold servicespor
dc.subjectPersonal assistantpor
dc.subjectCustomized servicespor
dc.titlePlano de negócio de um serviço de gestão de vida pessoal e familiarpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203755022por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Aplicadapor
iscte.subject.odsIgualdade de géneropor
iscte.subject.odsAção climáticapor
dc.subject.jelM13por
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_patricia_amaro_parreira.pdf2,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.