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dc.contributor.advisorSantana, Pedro Figueiredo-
dc.contributor.authorValverde, Pedro Alexandre Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-02-28T15:27:04Z-
dc.date.available2025-02-28T15:27:04Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationValverde, P. A. G. (2024). An approach to improve hint systems in video games: Balancing player-triggered and game-triggered hints [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33534por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33534-
dc.description.abstractOs videojogos incluem frequentemente sistemas de dicas para melhorar a experiência do jogador. Estes sistemas podem desencadear dicas automaticamente ou ser invocados pelo jogador, dependendo da intenção do jogador. Compreender como os diferentes métodos de entrega de dicas afetam a experiência do jogador é essencial para informar o design do jogo. No entanto, faltam estudos sistemáticos sobre o impacto das estratégias de entrega de dicas na experiência do jogador. Esta dissertação aborda esta lacuna de duas formas. Em primeiro lugar, apresenta um jogo de corrida contrarrelógio com quatro estratégias distintas de entrega de dicas: dicas aleatórias fornecidas sem a aceitação do jogador; dicas aleatórias fornecidas apenas se aceites pelo jogador; dicas relacionadas com falhas fornecidas sem exigir a aceitação do jogador; e dicas relacionadas com falhas fornecidas apenas se aceites pelo jogador. Em segundo lugar, apresenta resultados empíricos de testes do jogo com 40 participantes, mostrando diferenças na preferência dos jogadores em relação à entrega de dicas. Estas descobertas fornecem evidências empíricas sobre a relação entre a entrega de dicas e a experiência do jogador, oferecendo informações valiosas para os designers dos jogos. Além disso, espera-se que o jogo desenvolvido sirva como uma ferramenta útil para os investigadores que desejam explorar ainda mais os efeitos dos sistemas de dicas na experiência do jogador.por
dc.description.abstractVideo games often include hint systems to enhance the player experience. These systems can either trigger hints automatically or be invoked by the player, depending on the game designer intention. Understanding how different hint delivery methods affect player experience is essential for informing game design. However, there is a lack of systematic studies on the impact of hint delivery strategies on player experience. This dissertation addresses this gap in two ways. First, it introduces a time-trial racing game featuring four distinct hint delivery strategies: random hints provided without the player acceptance; random hints provided only if accepted by the player; failure-related hints provided without requiring player acceptance; and failure-related hints provided only if accepted by the player. Second, it presents empirical results from testing the game with 40 participants, showing differences in player preference regarding hint delivery. These findings provide empirical evidence on the relationship between hint delivery and player experience, offering valuable insights for game designers. Additionally, the developed game is expected to serve as a useful tool for researchers aiming to explore the effects of hint systems on player experience further.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectVideojogospor
dc.subjectExperiência do Jogadorpor
dc.subjectJogo de vídeo -- Video gamespor
dc.subjectPlayer experiencepor
dc.subjectHint systemspor
dc.titleAn approach to improve hint systems in video games: Balancing player-triggered and game-triggered hintspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203755316por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapor
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciências e Tecnologias da Informaçãopor
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