Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33532
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPrada, Marília-
dc.contributor.advisorSaraiva, Magda-
dc.contributor.authorDoros, Alesia Ioana-
dc.date.accessioned2025-02-28T15:19:08Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationDoros, A. I. (2024). O que é doce nunca amargou? O impacto de diferentes tipos de açúcar na avaliação sensorial de limonadas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33532por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33532-
dc.description.abstractA adoção de hábitos alimentares pouco saudáveis, como o consumo excessivo de açúcar, constitui uma das principais causas para o desenvolvimento de problemas de saúde. A perceção dos consumidores sobre produtos alimentares pode ser influenciada por elementos presentes nas embalagens, como as alegações nutricionais e de saúde. Estudos anteriores sugerem que alegações relacionadas com o tipo de açúcar podem influenciar a perceção de salubridade, teor calórico e o sabor esperado. No entanto, a investigação sobre o impacto dessas alegações ainda é escassa. Este estudo explorou o efeito da presença (vs. ausência) de alegações sobre o tipo de açúcar presente em limonadas, na perceção dos participantes. Para tal, 101 estudantes universitários avaliaram em várias dimensões cinco amostras de limonada adoçadas com mel, stevia, xarope de agave, sacarose, sacarina. Os resultados revelaram que a presença (vs. ausência) da alegação não influenciou a forma como os participantes avaliaram as amostras. O tipo de açúcar influenciou significativamente a avaliação das amostras de limonada, independentemente da presença ou ausência de alegações. Este estudo contribui para a literatura atual, dado ao seu carácter inovador, ao testar o impacto de alegações sobre o tipo de açúcar numa prova real de limonadas.por
dc.description.abstractThe adoption of unhealthy eating habits, such as excessive sugar consumption, is one of the leading causes of health problems. Consumers' perceptions of food products can be influenced by elements in the packaging, such as nutrition and health claims. Previous studies suggest that claims about the type of sugar can influence perceptions of healthiness, calorie content, and expected taste. However, research on the impact of these claims remains scarce. This study explored the effect of the presence (vs. absence) of claims about the type of sugar in lemonades, as perceived by the participants. To this end, 101 university students evaluated five samples of lemonade sweetened with honey, stevia, agave syrup, sucrose, and saccharin on various dimensions. The results showed that the claim's presence (vs. absence) did not influence how the participants evaluated the samples. The type of sugar significantly influenced the evaluation of the lemonade samples, regardless of the presence or absence of claims. Due to its innovative nature, this study contributes to the current literature by testing the effect of sugar-type claims in an actual lemonade tasting.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectAçúcar -- Sugarpor
dc.subjectAlegações nutricionaispor
dc.subjectPerceção de alimentospor
dc.subjectLimonadaspor
dc.subjectNutrition claimspor
dc.subjectFood perceptionpor
dc.subjectLemonadespor
dc.titleO que é doce nunca amargou? O impacto de diferentes tipos de açúcar na avaliação sensorial de limonadaspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203748360por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor
dc.date.embargo2026-11-28-
dc.subject.apa2320por
dc.subject.apa3360por
dc.subject.apa3920por
dc.subject.apa12300 Human experimental psychologypor
dc.subject.apa13300 Health, mental health treatment and preventionpor
dc.subject.apa13900 Consumer psychologypor
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_alesia_ioana_doros.pdf
  Restricted Access
1,49 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.