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http://hdl.handle.net/10071/33528
Autoria: | Cerqueira, Diogo Alexandre da Cruz |
Orientação: | Rodrigues, Helena Maria Correia Neves Cordeiro |
Data: | 22-Out-2024 |
Título próprio: | Loyalty programs in retail: The influence of blockchain technology on customer adoption intention |
Referência bibliográfica: | Cerqueira, D. A. da C. (2024). Loyalty programs in retail: The influence of blockchain technology on customer adoption intention [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33528 |
Palavras-chave: | Venda a retalho -- Retail sale Fidelização de clientes -- Customer loyalty Blockchain Technology acceptance model |
Resumo: | In the modern age of emergent technologies, blockchain appears as a game-changer for brand-
customer relationships, and customer loyalty behavior enhancement. However, the lack of
research, and implementation in day-to-day life, and its association with cryptocurrency has
brought a combination of challenges, making blockchain adoption more of a limited nuisance,
rather than an upgrade. For that reason, the main objective of this research is to explore in depth
and understand how this technology can be applied in a marketing setting, and more specifically
in retail loyalty programs, presenting a more day to day application of this technology.
The study applies the Technology Acceptance Model to investigate the relationship
between perceived usefulness and ease of use as mediators, alongside three blockchain
attributes – transparency, decentralization, and immutability – and their effects on user adoption
intention in blockchain-based loyalty programs. Data from 146 survey participants was
analyzed through Exploratory Factor Analysis and regression techniques.
The findings show that decentralization, immutability, and perceived ease of use play
critical roles in creating a perception of usefulness, with ease of use having both direct and
indirect effects on adoption intention and highlighting the importance of creating user-friendly
loyalty systems. However, transparency had no significant impact on adoption intention,
suggesting that users of retail loyalty programs may not value transparency or may see excess
data as overwhelming.
This research provides valuable insight for businesses implementing blockchain-based
loyalty programs, suggesting the importance of data security, user control, and seamless user
experience to foster user adoption, customer engagement and long-term loyalty. Com o surgimento das tecnologias emergentes, o blockchain destaca-se como um fator de transformação nas relações entre marca e cliente e na melhoria da fidelidade dos consumidores. No entanto, a falta de investigação e de implementação prática, além da associação à cripto moeda, trouxe uma série de desafios, tornando a adoção do blockchain mais um incómodo do que uma melhoria. Este estudo tem como objetivo explorar como blockchain pode ser aplicada no contexto do marketing, especificamente em programas de fidelidade no retalho, apresentando uma aplicação mais prática. O estudo usa o Technology Acceptance Model para investigar a relação entre utilidade percebida e facilidade de uso, como mediadores, juntamente com três atributos do blockchain – transparência, descentralização e imutabilidade – e os efeitos correspondentes na intenção de adoção de programas de fidelidade baseados em blockchain. 146 participantes de um questionário foram analisados através de Exploratory Factor Analysis e técnicas de regressão. Os resultados revelam que a descentralização, a imutabilidade e facilidade de uso desempenham papéis críticos na perceção de utilidade, com a facilidade de uso apresentando efeitos diretos e indiretos na intenção de adoção. No entanto, a transparência não mostrou impacto significativo, sugerindo que os utilizadores de programas de fidelidade podem não valorizar a transparência ou considerá-la desnecessária em retalho. Esta investigação fornece informação valiosa para empresas que desejam implementar programas de fidelidade baseados em blockchain, enaltecendo a importância da segurança de dados e do controlo e experiência do cliente para promover a adoção desta tecnologia, o uso e a lealdade a longo prazo. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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