Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33488
Autoria: Dias, Sara Maria Rodrigues Rosa Pereira
Orientação: Godinho, Sandra
Garrido, Margarida Vaz
Data: 3-Dez-2024
Título próprio: O papel dos comportamentos de compra sustentáveis na escolha de parceiros a longo prazo: Um estudo sobre desejabilidade e memória adaptativa
Referência bibliográfica: Dias, S. M. R. R. P. (2024). O papel dos comportamentos de compra sustentáveis na escolha de parceiros a longo prazo: Um estudo sobre desejabilidade e memória adaptativa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33488
Palavras-chave: Comportamentos sustentáveis
Desejabilidade
Pressões adaptativas
Cognição e memória
Sustainable behaviors
Desirability
Adaptive pressures
Cognition and memory
Resumo: A adoção de padrões de consumo sustentáveis tem sido cada vez mais valorizada pela sociedade. Evidência recente sugere que práticas sustentáveis, além de contribuírem para a preservação ambiental, influenciam a perceção social dos indivíduos que as adotam, constituindo-se como atributos desejáveis em contextos interpessoais. No presente estudo exploramos como comportamentos de compra sustentáveis influenciam a perceção de atratividade e a memória em contextos interpessoais distintos (romântico e profissional) entre mulheres portuguesas heterossexuais. Num estudo experimental, 164 participantes do sexo feminino avaliaram alvos masculinos com base em imagens de faces neutras emparelhadas com descritores de compra (sustentáveis vs. não sustentáveis), em contextos de "mating" (procura de parceiro romântico) ou "work" (procura de colega de trabalho). Os resultados revelam que os alvos foram considerados mais atrativos na condição de trabalho, mas comportamentos sustentáveis aumentaram a atratividade em ambas as condições. Além disso, observou-se uma vantagem mnésica para o reconhecimento de alvos na condição de mating, reforçando a literatura sobre o impacto de contextos relevantes para a sobrevivência ou reprodução em processos cognitivos como a atenção e memória. Além disso, embora o tipo de produto (sustentável ou não sustentável) não tenha tido, por si só, impacto direto na memória, a vantagem mnésica verificou-se quando o comportamento sustentável surge em cenários de interesse reprodutivo. Estes resultados sugerem que comportamentos sustentáveis podem ser valorizados em potenciais parceiros românticos, contribuindo para a compreensão da influência dos valores de sustentabilidade na escolha de parceiros.
The adoption of sustainable consumption patterns has been increasingly valued by society. Recent evidence suggests that sustainable practices, in addition to contributing to environmental preservation, influence the social perception of individuals who adopt them, constituting desirable attributes in interpersonal contexts. In the present study, we explore how sustainable purchasing behaviours influence the perception of attractiveness and memory in different interpersonal contexts (romantic and professional) among heterosexual Portuguese women. In an experimental study, 164 female participants evaluated male targets based on images of neutral faces paired with purchase descriptors (sustainable vs. non-sustainable), in ‘mating’ (search for a romantic partner) or ‘work’ (search for a co-worker) contexts. The results reveal that targets were considered more attractive in the working condition, but sustainable behaviours increased attractiveness in both conditions. In addition, a mnesic advantage was observed for recognising targets in the mating condition, reinforcing the literature on the impact of contexts relevant to survival or reproduction on cognitive processes such as attention and memory. Furthermore, although the type of product (sustainable or non-sustainable) did not in itself have a direct impact on memory, the mnesic advantage was seen when sustainable behaviour appeared in scenarios of reproductive interest. These results suggest that sustainable behaviour may be valued in potential romantic partners, contributing to an understanding of the influence of sustainability values on partner choice.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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