Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33467
Autoria: Morais, Carlota Lourenço Figueira Matos
Orientação: Saldanha, José Luís Possolo de
Pinto, Paula Cristina André dos Ramos
Data: 21-Nov-2023
Título próprio: Da carroça aos caminhos de ferro: Pare, escute e olhe: Estação ferroviária de Bruçó
Referência bibliográfica: Morais, C. L. F. M. (2023). Da carroça aos caminhos de ferro: Pare, escute e olhe: Estação ferroviária de Bruçó [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33467
Palavras-chave: Estação de Bruçó
Linha do Sabor
Carril mourisco
Ecopista do Sabor
Bruçó railway station
Sabor railway line
Moorish rail
Sabor ecotrailway
Resumo: A chegada dos caminhos de ferro marcou um período de drásticas mudanças no contexto viário nacional durante o século XIX. A locomotiva rapidamente ganhou uma certa importância dentro do planeamento do sistema de comunicações do reino, devido às oportunidades de desenvolvimento económico e industrial que a mesma trazia. Como consequência, a procura do trajeto mais fácil e compatível no território resultou na subordinação dos caminhos de ferro a antigos traçados existentes. Assim sucedeu no planalto mirandês, onde o traçado da ferrovia se sobrepôs a uma antiga via romana conhecida por “Carril Mourisco”. Este ensaio pretende revelar uma herança da circulação em Trás-os-Montes Oriental, através de um estudo comparativo da introdução da Linha do Sabor, durante a primeira metade do século XX, no assentamento prévio da rede viária, refletindo sobre os fatores socioeconómicos que influenciaram as alterações no traçado da ferrovia ao longo do tempo, bem como o reconhecimento das características territoriais que contribuíram no desenho do trajeto. O exercício de arquitetura pretende a requalificação do complexo da Estação Ferroviária de Bruçó como um ponto de apoio no prolongamento da Ecopista do Sabor, que estimule o interesse turístico regional através da colocação de um programa de albergaria e a criação de um Centro de Apoio ao Caminhante.
The arrival of the railway marked a period of drastic changes in the national road network during the 19th century. The locomotive quickly gained a certain importance within the planning of the kingdom's communications system due to the opportunities it brought for economic and industrial development. As a result, the search for the easiest and most compatible path in the territory resulted in railroads being subordinated to old existing routes. This was the case on the Mirandese highlands, where the railway overlapped an ancient Roman road known as the "Moorish Rail". As such, this essay aims to provide a better understanding of the heritage of the road network in the Eastern region of Trás-os-Montes, through a comparative study of the introduction of the Sabor Railway Line in the previous settlement of the road network, reflecting on the social and economic factors that influenced the changes in the disposition of the railway over time, as well as recognizing the territorial features that contributed to the design of this route. In line with the issues discussed in this essay, the architectural exercise aims to redevelop the Bruçó Railway Station complex as a support point inside the extension of the Sabor Ecotrail, in hopes of stimulating regional touristic interest through the placement of a hostel program and the creation of a Hikers' Support Centre.
Designação do Departamento: Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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