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dc.contributor.advisorÁlvares, Cláudia-
dc.contributor.authorCardoso, Raquel Pereira-
dc.date.accessioned2025-02-14T13:29:40Z-
dc.date.available2025-02-14T13:29:40Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationCardoso, R. P. (2024). Campanhas contra a violência doméstica: Um estudo da responsabilidade social da IKEA em diferentes países europeus [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33423por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33423-
dc.description.abstractNum mundo empresarial globalizado e altamente competitivo, as empresas esforçam-se cada vez mais na implementação de iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) como forma de contribuírem positivamente para a sociedade e para se diferenciarem. Esta dissertação analisa como a multinacional sueca IKEA comunica as suas iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa relacionadas com a violência doméstica no Instagram, em oito países europeus. O estudo procura identificar: quais são as principais semelhanças e diferenças na comunicação das iniciativas de RSC nos diferentes paises; se existem símbolos recorrentes nas publicações; e quais as estratégias que demonstram maior eficácia em termos de engagement. Um total de 53 publicações foram analisadas. Resultados revelam que existe uma diferenciação nas iniciativas de RSC comunicadas nas publicações, mas que a Promoção de Causas está presente em todas elas. O uso de storytelling e parcerias com influencers, especialmente prevalentes nos países Bálticos, revelou-se associado a taxas mais elevadas de engagement. O símbolo “janela”, que possivelmente representa o isolamento das vítimas, é o que aparece num número maior de países. A análise também revelou variações nos elementos textuais, com o logótipo da IKEA, estatísticas e call-to-action (CTAs) utilizados de forma diferente entre os países. As limitações, como o tamanho reduzido da amostra e a ausência de controlo de outras variáveis que podem influenciar as taxas de interação das publicações, impedem a atribuição de relações causais diretas, sugerindo a necessidade de investigações futuras com amostras maiores.por
dc.description.abstractIn a globalized and highly competitive business world, companies are increasingly determined to implement Corporate Social Responsibility (CSR) initiatives as a way to contribute positively to society and differentiate themselves. This dissertation analyses how the Swedish multinational IKEA communicates its CSR initiatives related to domestic violence on Instagram across eight European countries. The study aims to identify the main similarities and differences in the communication of CSR initiatives in different countries, whether there are recurring symbols in the posts, and which strategies demonstrate higher engagement effectiveness. A total of 53 posts were analysed. The results reveal that there is differentiation in the CSR initiatives communicated in the posts, but Cause Promotion is present in all of them. The use of storytelling and partnerships with influencers, particularly prevalent in the Baltic countries, was associated with higher engagement rates. The symbol of the “window,” possibly representing the isolation of victims, appears in a greater number of countries. The analysis also revealed variations in textual elements, with the IKEA logo, statistics, and calls-to-action (CTAs) being used differently across countries. Limitations, such as the small sample size and the lack of control over other variables that could influence engagement rates, prevent the attribution of direct causal relationships, suggesting the need for future research with larger samples.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectResponsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibilitypor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectEngagementpor
dc.subjectStorytellingpor
dc.subjectComunicação estratégica -- Strategic communicationpor
dc.titleCampanhas contra a violência doméstica: Um estudo da responsabilidade social da IKEA em diferentes países europeuspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203744950por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Novos Mediapor
iscte.subject.odsIgualdade de géneropor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
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