Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33355
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Sandra Maria Correia-
dc.contributor.advisorRodrigues, Mariana Berga-
dc.contributor.authorGu Mingyu-
dc.date.accessioned2025-02-10T16:42:51Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationGu Mingyu (2024). Exploring educator and student perspectives on generative AI chatbots in higher education: A relationship marketing approach [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33355por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33355-
dc.description.abstractThis dissertation examines the influence of generative AI chatbots, specifically ChatGPT, on relationship marketing within higher education settings. Using a qualitative research methodology, this study explores how these advanced AI tools are perceived by educators and students in terms of fostering relationships and enhancing engagement in business educational contexts. Interviews with 28 participants from China and Portugal highlight both the potential and challenges of AI chatbots in creating value through personalized interactions and continuous engagement, essential elements of relationship marketing. Findings suggest that while ChatGPT can significantly enhance communication and tailored feedback, promoting student autonomy and engagement, concerns about its ethical use and potential to undermine academic integrity present substantial barriers. This research contributes to understanding how AI can transform educational marketing strategies by fostering more meaningful relationships between educators and students, facilitating mutual benefits and sustained interaction, crucial for relationship marketing success in educational environments.por
dc.description.abstractEsta dissertação examina a influência de chatbots de IA generativa, especificamente o ChatGPT, no marketing de relacionamento no âmbito da educação superior. Utilizando uma metodologia qualitativa, este estudo explora como ferramentas avançadas de IA são percecionadas por educadores e alunos para fomentar relacionamentos e aumentar o engajamento em contextos educacionais na área de gestão. Entrevistas com 28 participantes da China e de Portugal destacam o potencial e os desafios dos chatbots de IA em criar valor através de interações personalizadas e engajamento contínuo, elementos essenciais do marketing de relacionamento. Os resultados sugerem que, apesar do ChatGPT melhorar significativamente a comunicação e o feedback personalizado, promovendo autonomia e engajamento dos alunos, existem também preocupações com o seu uso ético, uma vez que o potencial destas ferramentas para minar a integridade académica constituí obstáculos substanciais. Esta pesquisa contribui para a compreensão de como a IA pode transformar estratégias de marketing educacional ao fomentar relacionamentos mais significativos entre educadores e alunos, facilitando benefícios mútuos e interação sustentada, cruciais para o sucesso do marketing de relacionamento em ambientes educacionais.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectChatGPTpor
dc.subjectRelationship marketingpor
dc.subjectEnsino superior -- Higher educationpor
dc.subjectEducator-student relationshipspor
dc.subjectAI in educationpor
dc.subjectMarketing de relacionamentopor
dc.subjectRelacionamentos educador-alunopor
dc.subjectIA em educaçãopor
dc.titleExploring educator and student perspectives on generative AI chatbots in higher education: A relationship marketing approachpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203782542por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
dc.date.embargo2027-12-09-
dc.subject.jelI23por
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jel1I Health, education, and welfarepor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_gu_mingyu.pdf
  Restricted Access
1,29 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons