Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33354
Autoria: Conceição, Silvia Cristina Torres Pica da
Orientação: Nascimento, Generosa Gonçalves Simões do
Data: 15-Nov-2024
Título próprio: Um sistema de gestão de desempenho e recompensas em Anestesiologia
Referência bibliográfica: Conceição, S. C. T. P. da (2024). Um sistema de gestão de desempenho e recompensas em Anestesiologia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33354
Palavras-chave: Gestão estratégica de pessoas
Avaliação do desempenho -- Performance evaluation
Gestão de recompensas
Anestesiologia
Strategic people management
Performance appraisal
Rewards management
Anesthesiology
Resumo: A Anestesiologia tem implicações transversais a toda estrutura hospitalar e é cada vez mais solicitada. O último Censos realizado em Portugal (2017), demostrou que existem deficits de anestesiologistas. O desenvolvimento de modelos de gestão apropriados permite atenuar as adversidades e garantir a sustentabilidade destes serviços. Neste processo, é tido em conta a importância das pessoas, considerando-se que as pessoas são o fator diferenciador das organizações e o garante a longo prazo. A gestão estratégica de pessoas alinha a gestão de pessoas com os objetivos estratégicos da organização, adota práticas e políticas que permitem atrair, desenvolver, motivar e reter os melhores talentos. A existência de políticas de gestão de desempenho e recompensas aplicadas a anestesiologistas do Hospital da Luz Lisboa (HLL), que impactam diretamente na qualidade dos serviços prestados e na motivação destes profissionais, constituiu a questão de partida para a realização deste projeto. Neste contexto, são analisadas estratégias que podem ser desenvolvidas para potenciar as habilidades, capacidades e motivação destes profissionais, de forma a acrescentarem valor ao serviço, aumentarem a eficácia e eficiência e garantirem a sustentabilidade da organização. A metodologia desta investigação é de carácter qualitativo, tendo por base um estudo de caso. A recolha de dados consistiu na análise documental e entrevistas semiestruturadas cujo tratamento de dados recorreu à análise de conteúdo. Foi realizada a análise interna e externa do HLL, e do serviço de anestesiologia. Tendo por base o diagnóstico situacional foi desenvolvida uma proposta para um sistema integrado de gestão de desempenho e recompensas.
Anesthesiology has transversal implications across the entire hospital structure and is increasingly in demand. The latest Census conducted in Portugal (2017) showed that there is a shortage of anesthesiologists. The development of appropriate management models helps to mitigate challenges and ensure the sustainability of these services. In this process, the importance of people is considered, with the understanding that they are the differentiating factor in organizations and the guarantee for long-term success. Strategic people management aligns human resource management with the organization's strategic objectives, adopting practices and policies that attract, develop, motivate, and retain top talent. The existence of performance management and reward policies applied to anesthesiologists at Hospital da Luz Lisboa (HLL), which directly impact the quality of services provided and the motivation of these professionals, formed the starting point for this project. In this context, strategies are analyzed that can be developed to enhance the skills, abilities, and motivation of these professionals, adding value to the service, increasing efficiency and effectiveness, and ensuring organizational sustainability. The methodology of this research is qualitative in nature, based on a case study. Data collection consisted of document analysis and semi-structured interviews, with data processing through content analysis. Internal and external analyses of HLL and the anesthesiology service were conducted. Based on the situational diagnosis, a proposal for an integrated performance management and rewards system was developed.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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