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dc.contributor.advisorPereira, Leandro Luís Ferreira-
dc.contributor.authorZhiyong Song-
dc.date.accessioned2025-02-06T10:56:02Z-
dc.date.issued2024-11-05-
dc.date.submitted2023-12-
dc.identifier.citationSong, Z. (2023). The competitive advantage of low sugar fruit juice [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33308por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33308-
dc.description.abstractExcessive sugar intake increases the risk of diet-dependent diseases, and the main technologies currently used to reduce sugar in beverages are membrane filtration and enzymatic enhancement, with some uncertainty about the true competitiveness of new technologies that use enzyme immobilization to degrade sugar. Therefore, the aim of this study was to assess whether low-sugar fruit juices using new technologies could provide a competitive advantage in the fruit juice market. We used a qualitative analysis approach while applying the VRIO model, interviewed 20 employees working in beverage companies, processed and analyzed the data, and came up with the result that low-sugar fruit juices using the new technology can gain a temporary competitive advantage. Now we can conclude that low-sugar juices are a source of temporary competitive advantage, but because they are perceived as valuable and rare, they lead to temporary competitive advantage. Therefore, organizations should implement their strategies as soon as possible to maintain their competitiveness and market position.por
dc.description.abstractA ingestão excessiva de açúcar aumenta o risco de doenças dependentes da dieta, e as principais tecnologias atualmente utilizadas para reduzir o açúcar nas bebidas são a filtração por membrana e o melhoramento enzimático, com alguma incerteza sobre a verdadeira competitividade das novas tecnologias que utilizam a imobilização de enzimas para degradar o açúcar. Por conseguinte, o objetivo deste estudo foi avaliar se os sumos de fruta com baixo teor de açúcar que utilizam novas tecnologias podem proporcionar uma vantagem competitiva no mercado dos sumos de fruta. Utilizámos uma abordagem de análise qualitativa, juntamente com a aplicação do modelo VRIO, entrevistámos 20 funcionários de empresas de bebidas, processámos e analisámos os dados para chegar ao resultado de que os sumos de fruta com baixo teor de açúcar que utilizam a nova tecnologia podem obter uma vantagem competitiva temporária. Agora podemos concluir que os sumos com baixo teor de açúcar são uma fonte de vantagem competitiva temporária, mas porque são vistos como valiosos e raros, conduzem a uma vantagem competitiva temporária. Por conseguinte, as organizações devem implementar as suas estratégias o mais rapidamente possível para manterem a sua competitividade e posição no mercado.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectLow sugar juice competitive advantagepor
dc.subjectTemporary competitive advantagepor
dc.subjectModelo VRIO - VRIO Frameworkpor
dc.subjectValor -- Valuepor
dc.subjectRarepor
dc.subjectNot imitationpor
dc.subjectOrganizationalpor
dc.subjectVantagem competitiva de suco de baixo açúcarpor
dc.subjectVantagem competitiva temporáriapor
dc.subjectRaropor
dc.subjectNão imitaçãopor
dc.subjectOrganizacionalpor
dc.titleThe competitive advantage of low sugar fruit juicepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203748107por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
dc.date.embargo2026-11-05-
iscte.subject.odsErradicar a pobrezapor
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
dc.subject.jelI01por
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jel1I Health, education, and welfarepor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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