Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33307
Autoria: Zacarias, Sofia Isabel Gamito
Orientação: Bhimjee, Diptes Chandrakante Prabhudas
Duarte, Paula Alexandra Barbosa da Conceição Vicente
Data: 28-Out-2024
Título próprio: Determinantes da intenção de adoção de serviços Fintech
Referência bibliográfica: Zacarias, S. I. G. (2024). Determinantes da intenção de adoção de serviços Fintech [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33307
Palavras-chave: Fintech
Banca digital
Intenção de comportamento
Atitude -- Attitude
Normas subjetivas
Controle percebido
Digital banking
Behavioral intention
Subjective norms
Perceived control
Resumo: Nos últimos anos foram muitas as entidades Fintech que surgiram para fazer concorrência aos tradicionais intermediários financeiros. O surgimento dos novos prestadores de serviços financeiros, que oferecem inúmeras vantagens decorrentes da sua presença exclusivamente online, tem colocado pressão na banca tradicional para se digitalizar e inovar os seus serviços de modo a reter os seus clientes e não ser substituída. A presente Dissertação veio complementar os estudos empíricos já existentes relacionados com a temática abordada. À semelhança de alguns destes estudos pretende entender o comportamento dos clientes bancários, através da identificação de fatores determinantes que poderão afetar a sua intenção de mudança de instituições bancárias tradicionais para instituições Fintech. Tendo como questão fundamental: “Quais os fatores que mais influenciam a decisão de vir a mudar de instituições bancárias para instituições Fintech?”. Especificamente explora-se o efeito das atitudes, das normas subjetivas e do controlo percebido, à luz do modelo Theory of Planned Behaviour. Foi realizada uma recolha de dados, recorrendo-se a um inquérito online. Os resultados obtidos possibilitaram concluir que: a atitude, as normas subjetivas e o controlo percebido têm uma influência positiva na intenção de mudança do cliente da banca tradicional para a banca digital, sendo a atitude a mais relevante. Esta Dissertação contribui para a arte da literatura académica ao identificar as determinantes da intenção de utilizar serviços Fintech de um cliente bancário, num contexto português. Isso poderá ser útil tanto para as empresas Fintech como para decisores de instituições bancárias tradicionais na formulação das suas estratégias de marketing.
In recent years there have been many fintech entities that have sprung up to compete with traditional financial intermediaries. The emergence of new financial service providers, which offer numerous advantages due to their exclusively online presence, has put pressure on traditional banks to digitize and innovate their services in order to retain their customers and not be replaced. This dissertation complements existing empirical studies on the subject. Like some of these studies, it aims to understand the behaviour of bank customers by identifying the determining factors that may affect their intention to switch from traditional banks to fintech institutions. The fundamental question is: ‘What factors most influence the decision to switch from banks to fintech institutions?’. Specifically, the effect of attitudes, subjective norms and perceived control is explored in the light of the Theory of Planned Behaviour model. Data was collected using an online survey. The results obtained led to the conclusion that: attitude, subjective norms and perceived control have a positive influence on the customer's intention to switch from traditional banking to digital banking, with attitude being the most relevant. This dissertation contributes to the art of academic literature by identifying the determinants of a banking customer's intention to use Fintech services in a Portuguese context. This could be useful for both Fintech companies and decision-makers at traditional banking institutions when formulating their marketing strategies.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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