Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/33298
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Magalhães, Filipe André Touças | - |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Elói da Silva | - |
dc.contributor.author | Chepilko, Yana | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T09:33:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-09 | - |
dc.identifier.citation | Chepilko, Y. (2024). Exploring public design competitions as a primary platform for architectural education: Trampoline: The competition as an academic project [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33298 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/33298 | - |
dc.description.abstract | This study explores the role of public design competitions, focusing on their value as a professional testing ground and educational tool. The first part of the work reflects on my participation in seven competitions with my group during an academic year, highlighting our experiences and the insights gained from these collaborative projects. The second part delves into the use of design competitions within architectural education, examining their potential as a space for both professors and students to engage in research and experimentation. This study also discusses pedagogical transformations in portuguese and europen architectural education, from the days of learning directly from practitioners to the transition to modern education. I suggest that the integration of competitions into academic studios can serve as a unique platform that not only develops students' practical skills and deepens understanding of the specifics of design, but how practice can also respond in this way to the needs of the locality. I also argue that an interdisciplinary approach in both mentoring and team formation is beneficial for maximizing the educational and professional benefits of these competitions. The conclusion supports the notion that competitions, when approached with a focus on collaboration across disciplines, can enrich both the academic experience and the outcomes of the competition itself. | por |
dc.description.abstract | Este estudo explora o papel dos concursos públicos de design, centrando-se no seu valor enquanto campo de ensaio profissional e ferramenta educativa. A primeira parte do trabalho é uma reflexão sobre a participação em sete concursos em grupo durante um ano académico, destacando as experiências e os conhecimentos adquiridos com estes projectos de colaboração. A segunda parte analisa a utilização de concursos de conceção no âmbito do ensino da arquitetura, examinando o seu potencial enquanto espaço de investigação e experimentação para professores e estudantes. São discutidas, ademais, as transformações pedagógicas no ensino da arquitetura em Portugal e na Europa, desde os dias em que se aprendia diretamente com os profissionais até à transição para o ensino moderno. Sugere-se que a integração de concursos nos ateliers académicos pode servir como uma plataforma única que não só desenvolve as competências práticas dos estudantes e aprofunda a compreensão das especificidades do projeto, mas também a forma como a prática pode responder desta forma às necessidades da localidade. É também defendido que uma abordagem interdisciplinar, tanto na orientação como na formação de equipas, poderá ser benéfica para maximizar os benefícios educativos e profissionais destes concursos. A conclusão apoia a noção de que os concursos, quando abordados com um foco na colaboração entre disciplinas, podem enriquecer tanto a experiência académica como os resultados do próprio concurso. | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Architectural competitions | por |
dc.subject | Student skills development | por |
dc.subject | Experiential learning | por |
dc.subject | Interdisciplinary mentoring | por |
dc.subject | Concursos públicos | por |
dc.subject | Desenvolvimento de competências dos estudantes | por |
dc.subject | Aprendizagem experimental | por |
dc.subject | Tutoria interdisciplinar | por |
dc.title | Exploring public design competitions as a primary platform for architectural education: Trampoline: The competition as an academic project | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 203741013 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes | por |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Arquitetura | por |
dc.date.embargo | 2025-11-25 | - |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Indústria, inovação e infraestruturas | por |
iscte.subject.ods | Cidades e comunidades sustentáveis | por |
thesis.degree.department | Departamento de Arquitetura e Urbanismo | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_yana_chepilko.pdf Restricted Access | 46,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.