Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33296
Autoria: Seco, Bruno Tiago da Costa
Orientação: Kalakou, Sofia
Data: 11-Out-2024
Título próprio: Innovative air mobility services: Identification of planning and implementation constraints and competences in sustainable air mobility plans
Referência bibliográfica: Seco, B. T. da C. (2024). Innovative air mobility services: Identification of planning and implementation constraints and competences in sustainable air mobility plans [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33296
Palavras-chave: Challenges
Urban mobility
Urban air mobility
Drone -- Drone
U-Space
Competences
Implementation
Local authorities
Sustainable
Desafios
Mobilidade urbana
Mobilidade aérea urbana
Competências -- Skills
Implementação
Autoridades locais
Sustentável
Resumo: The growing challenges in urban mobility are defining a new decade whereas new sustainable alternatives are emerging to answer its citizens' urban needs. New drone-based innovations have started emerging, aiming to offer new mobility possibilities in the U-Space (aerial space), reducing the traveling time through sustainable technology. Urban Air Mobility is a transportation system that requires cooperation between several key entities for its development and respective implementation in the context of our cities. The objective of this study is to explore and analyse the necessary competences for the development and implementation of this innovative technology, through local authorities’ professionals. For this purpose, 472 answers from local authorities’ professionals were collected, in three different European countries, about their current competences in selected areas, organizational problems, and knowledge about the Urban Air Mobility topic. The data analysis was performed with resource to a principal component analysis which reduced 23 variables into four components. Then, the components were used in the cluster analysis, allowing to identify six groups, different between themselves, with shared particularities within their cluster. Lastly, it was identified which competences were present in the cluster, which were the main needs of the clusters, and which were the professionals’ main problems and priorities for the implementation of an innovational Urban Air Mobility project. Only one identified cluster had all four competences present; another cluster registered no competence in any of the areas; and the remaining four clusters demonstrated readiness in only one or two competences.
Os crescentes desafios de mobilidade urbana definem uma década de surgimento de alternativas sustentáveis que visam colmatar e responder as necessidades citadinas dos seus cidadãos. Surge, assim, uma inovação à base de drones que objetiva oferecer novas possibilidades de deslocação no U-Space (espaço aéreo), reduzindo o tempo de viagem através de tecnologia sustentável. A Mobilidade Aérea Urbana é um sistema de transporte que necessita de cooperação entre várias entidades fulcrais ao desenvolvimento e respetiva implementação no contexto urbano. O objetivo deste estudo prende-se, portanto, em explorar e analisar as competências necessárias para o desenvolvimento e implementação desta tecnologia inovadora, através dos stakeholders municipais, os funcionários das autoridades locais. Para o efeito, foram recolhidos dados de 472 funcionários de autoridades locais, em três países europeus diferentes, sobre as suas atuais competências em áreas definidas, problemas organizacionais e conhecimentos sobre o tópico de Mobilidade Aérea Urbana. A análise dos dados foi realizada com recurso à análise de componentes principais, reduzindo, assim, as 23 variáveis em quatro componentes. Seguidamente, os componentes foram utilizados na análise de clusters, que permitiu identificar seis grupos, diferenciados entre si, com particularidades semelhantes dentro dos próprios. Por último, foram identificadas quais competências estavam presentes nestes clusters, as necessidades em cada um e os principais problemas e prioridades dos funcionários para a implementação de um projeto inovador de Mobilidade Aérea Urbana. Somente um cluster representava as quatro competências; um cluster não representava nenhuma das quatro competências; e os restantes quatro clusters demonstraram aptidões em uma ou duas das competências.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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