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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTomás, Maria João Beirão Lopes de Sousa Machado Landeiro-
dc.contributor.authorMata, Laura Leitão Duarte da-
dc.date.accessioned2025-02-04T11:26:52Z-
dc.date.available2025-02-04T11:26:52Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationMata, L. L. D. da (2024). Internacionalização do grupo Jerónimo Martins: Estudo de caso da Eslováquia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33274por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33274-
dc.description.abstractO fenômeno da internacionalização permite às organizações explorar novos mercados, expandindo as suas operações além-fronteiras, contudo sendo necessária uma adaptação às especificidades locais, este processo é essencial para empresas cujo objetivo é o crescimento sustentável. Esta dissertação, procura estudar a internacionalização da Jerónimo Martins para a Polónia e analisar a Eslováquia como um mercado estratégico para uma futura expansão. Assim, de forma a antecipar estrategicamente os próximos passos do Grupo, fornecendo informações que permitam tomar melhores decisões relativamente a uma nova internacionalização, procurando também compreender as motivações e estratégias anteriores do Grupo, para assim evitar erros do passado e potenciar pontos fortes já executados. Com o intuito de conseguir dados relevantes, utilizámos três métodos. Primeiramente, realizámos uma entrevista ao Engenheiro Pedro Jardim, colaborador do Grupo na área de Internacionalização, fornecendo este uma visão interna das estratégias e desafios enfrentados. Seguidamente, realizámos um questionário direcionado aos habitantes da Eslováquia, de forma a avaliarmos o potencial deste mercado para uma nova internacionalização do Grupo. Posteriormente, efetuámos uma entrevista à Direção da Biedronka, obtendo assim os principais critérios e fatores a que a Jerónimo Martins recorreu para avaliar a viabilidade do mercado eslovaco. Por fim, podemos concluir que o mercado eslovaco representa bastante potencial para a expansão do Grupo Jerónimo Martins, apresentando condições e oportunidades essenciais para um crescimento sustentável do Grupo. Esta conclusão, é baseada nos dados recolhidos com o intuito de reforçar a credibilidade da Eslováquia no que diz respeito à internacionalização da Jerónimo Martins, considerando sempre o seu crescimento sustentável.por
dc.description.abstractThe phenomenon of internationalization allows organizations to explore new markets by expanding their operations across borders, although adapting to local specificities is essential for companies whose goal is sustainable growth. This dissertation seeks to study the internationalization of Jerónimo Martins to Poland and analyse Slovakia as a strategic market for future expansion. Thus, in order to strategically anticipate the Group's next steps, providing information that will allow it to make better decisions regarding a new internationalization, it also seeks to understand the Group's previous motivations and strategies, so as to avoid past mistakes and leverage strengths that have already been made. In order to obtain relevant data, we used three methods. Firstly, we interviewed engineer Pedro Jardim, who works with the Group in the area of internationalization and gave us na inside view of the strategies and challenges faced. Next, we carried out a questionnaire aimed at the inhabitants of Slovakia, in order to assess the potential of this market for a new internationalization of the Group. Subsequently, we interviewed Biedronka's Chief Financial Officer, thus obtaining the main criteria and factors that Jerónimo Martins used to assess the viability of the Slovak market. Finally, we can conclude that the Slovak market represents a lot of potential for the expansion of the Jerónimo Martins Group, presenting essential conditions and opportunities for the Group's sustainable growth. This conclusion is based on the data collected in order to reinforce Slovakia's credibility with regard to Jerónimo Martins' internationalization, always considering its sustainable growth.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInternacionalização -- Internationalizationpor
dc.subjectEslováquiapor
dc.subjectJerónimo Martinspor
dc.subjectPolóniapor
dc.subjectSlovakiapor
dc.subjectPolandpor
dc.titleInternacionalização do grupo Jerónimo Martins: Estudo de caso da Eslováquiapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203774213por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Economia da Empresa e da Concorrênciapor
iscte.subject.odsErradicar a fomepor
iscte.subject.odsAção climáticapor
iscte.subject.odsPaz, justiça e instituições eficazespor
dc.subject.jelM16por
dc.subject.jelF21por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1F International economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Economiapor
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