Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/33205
Autoria: | Celorico, Maria Inês Monteiro |
Orientação: | Brito e Abreu, Fernando Amaral, Vasco |
Data: | 15-Nov-2024 |
Título próprio: | Classic car spare parts for restoration: International supply chain and environmental impact |
Referência bibliográfica: | Celorico, M. I. M. (2024). Classic car spare parts for restoration: International supply chain and environmental impact [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33205 |
Palavras-chave: | Classic cars Parts suppliers Impacto ambiental -- environmental impact Preferência do consumidor -- Consumer preference Web scraping K-Means clustering Carros clássicos Fornecedores de peças |
Resumo: | Preserving classic cars’ historical, cultural, and economic value requires careful selection
of original or accurately reproduced parts to ensure authenticity. A rapid systematic literature
review found no studies classifying the classic car market by international supplier networks,
consumer preferences, or environmental impact, with research focusing primarily on the broader
automotive or used car markets.
This dissertation examines the international distribution of classic car manufacturers and
parts suppliers, analyzes market segmentation based on brand popularity, transportation impact,
and supplier availability factors, and explores sustainable practices. The case of a Loures-based
restoration shop, Raimundo Branco Lda, is used for illustration.
Web scraping techniques were used on the Superclassics and Restoparts websites to collect
data on classic cars, while Google search hits captured brand popularity. Traffic impact data
was collected from the World-Cities dataset, Geopy API, IATA, and Atmosfair websites.
Descriptive analysis assessed the distribution of manufacturers and suppliers and the materials
used in classic car body parts. Based on these factors, K-Means clustering was applied to
create brand groups.
Results indicate that suppliers of classic car parts are diverse in Europe and North America,
with Germany leading the world. Consumer preferences align with supplier availability, and
Porsche and Volkswagen brands best fit these factors. In addition, modern technologies and
recycled materials can be used to produce parts, maintaining authenticity while promoting
sustainability. A preservação do valor histórico, cultural e económico dos automóveis clássicos exige uma seleção cuidadosa de peças originais ou reproduzidas com precisão para garantir a autenticidade. Uma revisão sistemática rápida da literatura não encontrou estudos a classificar o mercado de carros clássicos em termos de redes de fornecedores internacionais, preferências dos consumidores, ou impacto ambiental, com a investigação a centrar-se principalmente nos mercados mais amplos de automóveis novos ou usados. Esta dissertação examina a distribuição internacional dos fabricantes e dos fornecedores de peças sobresselentes para automóveis clássicos, analisa a segmentação do mercado com base nem fatores como a popularidade da marca, impacto do transporte e disponibilidade dos fornecedores, e explora as práticas sustentáveis. O caso de uma oficina de restauro sediada em Loures, a Raimundo Branco Lda, é utilizado para ilustração. Foram utilizadas técnicas de raspagem da Web nos sítios Web da Superclassics e da Restoparts para recolher dados sobre automóveis clássicos, enquanto que os resultados da pesquisa no Google captaram a popularidade da marca. Os dados sobre o impacto do transporte foram obtidos a partir do conjunto de dados World-Cities, da API Geopy, dos sítios Web da IATA e da Atmosfair. A análise descritiva avaliou a distribuição dos fabricantes e fornecedores, bem como os materiais utilizados nas peças da carroçaria dos automóveis clássicos. Com base nestes factores, foi aplicado o algoritmo de agrupamento K-Means para criar grupos de marcas. Os resultados indicam que os fornecedores de peças para automóveis clássicos podem ser encontrados tanto na Europa como na América do Norte, com a Alemanha a liderar a nível mundial. As preferências dos consumidores alinham-se com a disponibilidade dos fornecedores, e as marcas Porsche e Volkswagen são as que melhor se enquadram nos factores estudados. Além disso, podem ser utilizadas tecnologias modernas e materiais reciclados para produzir peças, mantendo a autenticidade e promovendo a sustentabilidade. |
Designação do Departamento: | Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação |
Designação do grau: | Mestrado em Ciência de Dados |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_maria_monteiro_celorico.pdf | 7,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.