Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33180
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Filomena Nogueira da Silva de-
dc.contributor.authorBraz, Isabel Maria Dias Costa-
dc.date.accessioned2025-01-28T16:35:09Z-
dc.date.available2025-01-28T16:35:09Z-
dc.date.issued2024-11-08-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationBraz, I. M. D. C. (2024). Recruitment and AI-based technologies: Recruiters' perception and intention to use [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33180por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33180-
dc.description.abstractThe use of new technologies in professional contexts has become a critical factor in organisational efficiency and competitiveness. As such, Artificial Intelligence (AI) in the recruitment process enables faster and more accurate decision-making by processing huge volumes of data, reducing human bias and providing personalised recommendations for better talent development and candidate selection. In this sense, putting the Technology Acceptance Model (TAM) into practice became essential in order to understand how recruiters perceive the most innovative technologies, in this case Artificial Intelligence tools. To this end, an online questionnaire was developed with quantitative and qualitative data in which 355 recruiters evaluated the dimensions of perceived usefulness, perceived ease of use, attitude towards use and intention to use AI tools. This study highlights the role of AI in recruitment, emphasising its potential to increase efficiency and resource management, while warning of a possible loss of personal contact and the adaptation of jobs in this area. The results confirm the positive links between the above-mentioned dimensions, also highlighting the positive result of the variable intention to use and possible adoption of AI by recruiters, suggesting a balanced integration of AI as a supporting tool rather than a substitute. This data collected through the recruiter’s opinion can offer practical guidelines for organisations wishing to take advantage of AI in recruitment, highlighting the importance of maintaining ethical standards and human involvement in the process.por
dc.description.abstractA utilização de novas tecnologias em contextos profissionais tornou-se um fator crítico de eficiência e competitividade organizacional. Assim sendo, a Inteligência Artificial (IA) no processo de recrutamento permite uma tomada de decisão mais rápida e precisa, processando enormes volumes de dados, reduzindo os preconceitos humanos e fornecendo recomendações personalizadas para o melhor desenvolvimento de talentos e da seleção de candidatos. Neste sentido, pôr em prática o Modelo de Aceitação Tecnológica tornou-se essencial para compreender como é que os recrutadores percecionam as tecnologias mais inovadoras, neste caso, ferramentas de Inteligência Artificial. Com este propósito, foi desenvolvido um questionário online com dados quantitativos e qualitativos onde 355 recrutadores avaliaram as dimensões de utilidade percebida, facilidade de uso percebida, atitude em relação à utilização e intenção de uso das ferramentas de IA. Este estudo destaca o papel da IA no recrutamento, sublinhando o seu potencial para aumentar a eficiência e a gestão de recursos, enquanto alerta para uma possível perda do contacto pessoal e a adaptação de postos de trabalho nesta área. Os resultados confirmam as ligações positivas entre as dimensões acima mencionadas, realçando também positivo o resultado da variável intenção de uso e de possível adoção da IA pelos recrutadores, sugerindo uma integração equilibrada da IA como uma ferramenta que apoia e não como um substituto. Estes dados recolhidos através da opinião dos recrutadores podem oferecer orientações práticas para as organizações que pretendem tirar partido da IA no recrutamento, salientando a importância de manter padrões éticos e o envolvimento humano no processo.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectInteligência artificial -- Artificial intelligencepor
dc.subjectRecruitment and selectionpor
dc.subjectTechnology acceptance modelpor
dc.subjectRecrutamento e seleçãopor
dc.subjectModelo de aceitação tecnológicapor
dc.titleRecruitment and AI-based technologies: Recruiters' perception and intention to usepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203740637por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacionalpor
dc.subject.jelO33por
dc.subject.jelJ24por
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
dc.subject.jel1J Labor and demographic economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacionalpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_isabel_costa_braz.pdf1,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons