Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33099
Autoria: Vieira, Érica Teresa da Cruz dos Santos
Orientação: Carvalho, Clara
Carvalho, Elga
Data: 18-Nov-2024
Título próprio: Gravidez na adolescência e o sistema educativo em Cabo Verde: O caso da Cidade da Praia
Referência bibliográfica: Vieira, E. T. da C. dos S. (2024). Gravidez na adolescência e o sistema educativo em Cabo Verde: O caso da Cidade da Praia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33099
Palavras-chave: Gravidez na adolescência
Educação -- Education
Abandono escolar -- School abandonment
Adolescent pregnancy
Educational disengagement
Resumo: A gravidez na adolescência é um problema presente na sociedade cabo-verdiana e a sua prevalência é uma questão preocupante para o país. A natureza da gravidez na adolescência constitui um desafio multifacetado, além das complexidades que recaem sobre a saúde das adolescentes, o impacto deste fenómeno tem fortes repercussões sobre a educação das mesmas. Os casos de gravidez na adolescência em Cabo Verde têm verificado uma tendência de diminuição acompanhada de uma crescente preocupação sobre a matéria por parte do Governo, institutos, associações e organizações não governamentais. Contudo, esta ainda é uma realidade que acompanha diversas adolescentes, agravando-se em circunstâncias economicamente desfavorecidas e socialmente vulneráveis. O entendimento atual da questão no contexto cabo-verdiano carece de uma abordagem que estabeleça uma interseção entre a gravidez na adolescência e o sistema educativo do país. Como tal, importa compreender como é que o sistema e consequentemente as escolas do país, lidam com a problemática. Considerando assim que a gravidez é um desafio no percurso educativo das alunas adolescentes cabo-verdianas, é relevante a realização de um estudo que compreenda as medidas existentes para o apoio das alunas e combate ao abandono escolar. A presente investigação tem por base uma abordagem qualitativa feita através de análise documental e entrevistas semiestruturadas a membros diretivos das escolas secundárias da cidade da Praia e do Ministério da Educação. O estudo contribui assim para a compreensão das complexidades inerentes à gravidez na adolescência e à educação em Cabo Verde, tal como para o incentivo de programas e políticas públicas que visem a educação para todos, equidade e inclusão.
Teenage pregnancy is a problem present in the Cape Verdean society and its prevalence is a matter of concern for the country. The nature of adolescent pregnancy is a multifaceted challenge, in addition to the complexities that fall on the health of adolescents, the impact of this phenomenon has a strong impact on their education. Cases of teenage pregnancy in Cape Verde have seen a downward trend accompanied by growing concern about the matter by the country’s Government, institutes, associations and non-governmental organizations. However, despite this fact it is still a reality that accompanies several adolescents, worsening in economically disadvantaged and socially vulnerable circumstances. The current understanding of the issue in the Cape Verdean context lacks an approach that establishes an intersection between adolescent pregnancy and the country’s education system. As such, it is important to understand how the system and consequently the country’s schools deal with the problem. Considering that pregnancy is a challenge in the educational path of Cape Verdean adolescent students, it is relevant to carry out a study that includes the existing measures to combat school dropout and student support. The present research is based on a qualitative approach made through documentary analysis and semi-structed interviews with board members of secondary schools in the city of Praia and the Ministry of Education. The study thus contributes to the understanding of the complexities inherent to adolescent pregnancy and education in Cape Verde, as well as to the encouragement of programs and public policies aimed at education for all, equity and inclusion.
Designação do Departamento: Departamento de Economia Política
Designação do grau: Mestrado em Estudos de Desenvolvimento
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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