Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33049
Autoria: Bánfi, Dorottya
Orientação: Brochado, Ana Margarida M. C. Oliveira
Data: 11-Out-2024
Título próprio: Solo travel: Understanding the travel motivations and constraints of the Gen-Z solo male traveler
Referência bibliográfica: Bánfi, D. (2024). Solo travel: Understanding the travel motivations and constraints of the Gen-Z solo male traveler [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33049
Palavras-chave: Solo travel
Gen-Z travelers
Male travelers
Travel motivation
Travel constraint
Viagens a solo
Viajantes da Geração Z
Viajantes do género masculino
Motivação para viajar
Restrições de viagem
Resumo: The solo travel market has been one of the fastest-growing subsets in recent decades due to numerous factors, such as societal changes, increased disposable income, and the number of individuals interested in self-discovery. Despite the increased appeal of traveling alone, solo travel continues to represent an underexplored area in the field of hospitality and tourism management. Most existing studies that applied a gender-based approach only focus on the female perspective and explore the female solo traveler phenomenon. Therefore, this study aims to fill a gap in solo travel literature by identifying the underlying motivating factors and constraints focused specifically on Gen-Z solo male travelers for leisure purposes. By applying a qualitative research method within the frameworks of the Push and Pull Motivation Theory and the Leisure Constraints Model, a series of focus group discussions were conducted to understand what makes these individuals travel alone. The research findings suggest that a mix of push factors such as – self-confidence, freedom, self-reflection, escaping everyday routine – and pull factors like – authentic cultural experiences, history, coastal lifestyle, urban areas, social connectivity and personal significance attached to the destination – are the strongest source of motivation for solo travelers. The main travel constraints identified included selfdoubt and anxiety, lack of support from the social environment, and budgetary constraints. The findings call for tourism industry professionals to develop tailored solo travel experiences and marketing strategies to promote confidence-building activities, transformative experiences, and cost-effective offerings.
O mercado de viagens a solo é um dos segmentos com o crescimento mais rápido nas últimas décadas, devido a diversos fatores, tais como mudanças sociais, o aumento do rendimento disponível e do número de indivíduos interessados na autodescoberta. Apesar do crescente interesse em viajar sozinho, as viagens a solo continuam a representar uma área pouco explorada no campo da gestão da hospitalidade e do turismo. A maioria dos estudos existentes que aplicaram uma abordagem baseada no género focam-se apenas na perspetiva feminina e analisam o fenómeno das viajantes a solo. Assim, este estudo visa preencher uma lacuna na literatura sobre viagens a solo, identificando os fatores motivacionais e as restrições percecionadas pelos viajantes a solo do sexo masculino da Geração Z, para fins de lazer. Aplicando um método de pesquisa qualitativa e tendo por base o quadro conceptual da Teoria das Motivações Push e Pull e do Modelo das Restrições de Lazer, foram realizadas discussões de grupo para estudar o que leva esses indivíduos a viajar sozinhos. Os resultados do estudo revelam que um conjunto de fatores push, como – autoconfiança, liberdade, autorreflexão, fuga da rotina diária – e fatores pull, como – experiências culturais autênticas, história, estilo de vida costeiro, áreas urbanas, relações sociais e sig1nificado pessoal atribuído ao destino – são as fontes de motivação para os viajantes a solo. As principais restrições de viagem identificadas incluíram insegurança e ansiedade, falta de apoio do ambiente social e restrições orçamentais. As conclusões sugerem aos profissionais da indústria do turismo o desenvolvimento de experiências de viagem a solo personalizadas e estratégias de marketing que promovam atividades de fortalecimento da confiança, experiências transformadoras e ofertas económicas.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Hotelaria e Turismo
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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