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http://hdl.handle.net/10071/33049
Autoria: | Bánfi, Dorottya |
Orientação: | Brochado, Ana Margarida M. C. Oliveira |
Data: | 11-Out-2024 |
Título próprio: | Solo travel: Understanding the travel motivations and constraints of the Gen-Z solo male traveler |
Referência bibliográfica: | Bánfi, D. (2024). Solo travel: Understanding the travel motivations and constraints of the Gen-Z solo male traveler [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33049 |
Palavras-chave: | Solo travel Gen-Z travelers Male travelers Travel motivation Travel constraint Viagens a solo Viajantes da Geração Z Viajantes do género masculino Motivação para viajar Restrições de viagem |
Resumo: | The solo travel market has been one of the fastest-growing subsets in recent decades due to
numerous factors, such as societal changes, increased disposable income, and the number of
individuals interested in self-discovery. Despite the increased appeal of traveling alone, solo
travel continues to represent an underexplored area in the field of hospitality and tourism
management. Most existing studies that applied a gender-based approach only focus on the
female perspective and explore the female solo traveler phenomenon. Therefore, this study aims
to fill a gap in solo travel literature by identifying the underlying motivating factors and
constraints focused specifically on Gen-Z solo male travelers for leisure purposes. By applying
a qualitative research method within the frameworks of the Push and Pull Motivation Theory
and the Leisure Constraints Model, a series of focus group discussions were conducted to
understand what makes these individuals travel alone. The research findings suggest that a mix
of push factors such as – self-confidence, freedom, self-reflection, escaping everyday routine –
and pull factors like – authentic cultural experiences, history, coastal lifestyle, urban areas,
social connectivity and personal significance attached to the destination – are the strongest
source of motivation for solo travelers. The main travel constraints identified included selfdoubt
and anxiety, lack of support from the social environment, and budgetary constraints. The
findings call for tourism industry professionals to develop tailored solo travel experiences and
marketing strategies to promote confidence-building activities, transformative experiences, and
cost-effective offerings. O mercado de viagens a solo é um dos segmentos com o crescimento mais rápido nas últimas décadas, devido a diversos fatores, tais como mudanças sociais, o aumento do rendimento disponível e do número de indivíduos interessados na autodescoberta. Apesar do crescente interesse em viajar sozinho, as viagens a solo continuam a representar uma área pouco explorada no campo da gestão da hospitalidade e do turismo. A maioria dos estudos existentes que aplicaram uma abordagem baseada no género focam-se apenas na perspetiva feminina e analisam o fenómeno das viajantes a solo. Assim, este estudo visa preencher uma lacuna na literatura sobre viagens a solo, identificando os fatores motivacionais e as restrições percecionadas pelos viajantes a solo do sexo masculino da Geração Z, para fins de lazer. Aplicando um método de pesquisa qualitativa e tendo por base o quadro conceptual da Teoria das Motivações Push e Pull e do Modelo das Restrições de Lazer, foram realizadas discussões de grupo para estudar o que leva esses indivíduos a viajar sozinhos. Os resultados do estudo revelam que um conjunto de fatores push, como – autoconfiança, liberdade, autorreflexão, fuga da rotina diária – e fatores pull, como – experiências culturais autênticas, história, estilo de vida costeiro, áreas urbanas, relações sociais e sig1nificado pessoal atribuído ao destino – são as fontes de motivação para os viajantes a solo. As principais restrições de viagem identificadas incluíram insegurança e ansiedade, falta de apoio do ambiente social e restrições orçamentais. As conclusões sugerem aos profissionais da indústria do turismo o desenvolvimento de experiências de viagem a solo personalizadas e estratégias de marketing que promovam atividades de fortalecimento da confiança, experiências transformadoras e ofertas económicas. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Hotelaria e Turismo |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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