Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33042
Autoria: Fonseca, Bárbara Filipa Castanho
Orientação: Nunes, Francisco Guilherme Serranito
Data: 2-Dez-2024
Título próprio: Construção da identidade profissional em profissionais de saúde
Referência bibliográfica: Fonseca, B. F. C. (2024). Construção da identidade profissional em profissionais de saúde [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33042
Palavras-chave: Identidade profissional -- Professional Identity
Construção motivada da identidade
Profissional de saúde -- Healthcare professional
Bem-estar -- Well-being
Factores externos da identidade
Motivated identity construction
External identity factors
Resumo: A identidade profissional (IP) é um tema cada vez mais relevante dada a sua influência no bemestar, principalmente em profissões de alta responsabilidade social, como a dos profissionais de saúde. Considerando a importância do bem-estar destes profissionais, é essencial compreender como esta identidade se constrói e de que forma é que este processo é influenciado por fatores externos relacionados com o contexto organizacional e social. Este estudo teve como objetivo investigar a construção motivada da IP em profissionais de saúde em Portugal, analisando como esta se desenvolve a partir de fatores relacionados à profissão e local de trabalho, tendo como consequência eventuais variações nos níveis de bemestar do trabalhador (BET). Os fatores externos analisados incluíram a ideologia administrativa, ideologia profissional, auto-expansão da profissão no local de trabalho e a reputação externa da profissão. Os dados foram obtidos através de um questionário, resultando em 200 respostas válidas, analisadas estatisticamente com recurso ao SPSS. Os resultados mostraram que a ideologia profissional, a auto-expansão e a reputação externa desempenham papéis significativos na construção motivada da IP e no seu bem-estar. Adicionalmente, verificou-se que a IP influencia diretamente os níveis do BET e atua como uma mediadora parcial na relação entre estes três fatores e o BET. A ideologia administrativa não demonstrou influência significativa na construção da IP nem no bem-estar. Este estudo demonstrou a necessidade de compreender e fortalecer a IP dentro das organizações de saúde e na sociedade através da implementação de estratégias, de modo a promover o bemestar destes profissionais.
Professional identity (PI) is an increasingly relevant topic given its influence on well-being, especially in professions with a high level of social responsibility, such as healthcare professionals. Considering the importance of the well-being of these professionals, it is essential to understand how this identity is constructed and how this process is influenced by external factors related to the organizational and social context. The aim of this study was to investigate the motivated construction of PI in healthcare professionals in Portugal, analyzing how it develops from factors related to the profession and workplace, resulting in possible variations in levels of employee well-being (EWB). The external factors analyzed include administrative ideology, professional ideology, selfexpansion of the profession in the workplace and the external reputation of the profession. Data was obtained through a questionnaire, resulting in 200 valid responses, which were statistically analyzed using SPSS. The results showed that professional ideology, selfexpansion and external reputation play significant roles in the motivated construction of PI and its EWB. In addition, it was found that PI directly influences levels of EWB and acts as a partial mediator in the relationship between these three factors and the EWB. Administrative ideology had no significant influence on the construction of PI or on well-being. This study has demonstrated the need to understand and strengthen PI within healthcare organizations and in society by implementing strategies to promote the well-being of these professionals.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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