Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/32996
Author(s): Cravinho, Diogo Marques
Advisor: Magalhães, Filipe André Touças
Gonçalves, Elói da Silva
Date: 25-Nov-2024
Title: Artificial e vegetal: Trampolim: o concurso como projeto académico
Reference: Cravinho, D. M. (2024). Artificial e vegetal: Trampolim: o concurso como projeto académico [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32996
Keywords: Concursos públicos
Arquitetura -- Architecture
Natureza -- Nature
Interior-exterior
Public competition
Interior-exterior
Abstract: Esta dissertação parte da experiência de doze estudantes que participaram em sete concursos públicos de arquitetura, servindo como um catalisador para a transição da vida académica para o contexto profissional. Os concursos, realizados em grupos de três, seis ou doze participantes, com prazos variando entre duas semanas e dois meses, proporcionaram uma valiosa introdução à diversidade de programas, dinâmicas de trabalho em equipa e gestão de tempo, características típicas da prática profissional. A experiência também incentivou uma reflexão individual sobre os processos criativos, desafios enfrentados e as soluções adotadas em cada concurso. A primeira parte da dissertação estabelece as bases para uma segunda fase, dedicada à exploração de um tema de interesse pessoal, no qual o projeto se molda pelas vontades, questões e inquietações do arquiteto. Um dos temas recorrentes nos projetos foi o diálogo entre o artificial e o vegetal, destacando os benefícios que essa interação pode trazer à sociedade. O objetivo deste estudo é aprofundar essa relação, traçando sua evolução ao longo da história e analisando como é praticada atualmente, com o intuito de preservar esta conexão. A dissertação é enriquecida por referências a outros concursos e projetos que exploram relações semelhantes, oferecendo uma base sólida para a compreensão e reflexão sobre o tema.
This dissertation is based on the experience of twelve students who participated in seven public architecture competitions, serving as a catalyst for the transition from academic life to the professional context. The competitions, held in groups of three, six or twelve participants, with deadlines varying between two weeks and two months, provided a valuable introduction to the diversity of programs, teamwork dynamics and time management, typical characteristics of professional practice. The experience also encouraged individual reflection on the creative processes, challenges faced and the solutions adopted in each competition. The first part of the dissertation establishes the basis for a second phase, dedicated to the exploration of a topic of personal interest, in which the project is shaped by the architect's wishes, questions and concerns. One of the recurring themes in the projects was the dialogue between the artificial and the vegetal, highlighting the benefits that this interaction can bring to society. The objective of this study is to deepen this relationship, tracing its evolution throughout history and analyzing how it is currently practiced, with the aim of preserving this connection. The dissertation is enriched by references to other competitions and projects that explore similar relationships, offering a solid basis for understanding and reflecting on the topic.
Department: Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Degree: Mestrado em Arquitetura
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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