Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/32994
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Baptista, V. | - |
dc.contributor.author | Alves, P. M. | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-10T16:22:30Z | - |
dc.date.available | 2025-01-10T16:22:30Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | Baptista, V., & Alves, P. M. (2024). A história da cultura e das artes no sistema educativo e os seus impactos para a cidadania. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, 14(3), Article e393. https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.393 | - |
dc.identifier.issn | 0874-9620 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/32994 | - |
dc.description.abstract | Este artigo pretende analisar a situação da disciplina de História da Cultura e das Artes, concretamente a visibilidade das mulheres artistas nos documentos desta disciplina do ensino secundário, e os seus impactos para a inclusão e a cidadania em Portugal. Para este objetivo, analisámos os principais documentos emanados do Ministério da Educação: Lei de Bases do Sistema Educativo, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (12.º ano) e as Aprendizagens Essenciais da disciplina de História da Cultura e das Artes. Debruçámo-nos, também sobre os manuais adotados pelo grupo disciplinar. Constatámos que nos dois manuais, do 10.º e 11.º anos, apenas foram retratadas 14 mulheres artistas, a maioria inseridas no período contemporâneo e no espaço geográfico europeu. A partir das indagações, reflexões e críticas dos/as alunos/as sobre esta invisibilidade adotou-se uma prática docente que incluiu metodologias de investigação, sessões científicas com especialistas, realização de trabalhos que proporcionassem uma visão mais global da História da Cultura e das Artes, integrando mulheres artistas de todo o mundo. Finalizamos com o estado da arte sobre a visibilidade das mulheres nas artes. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Instituto Politécnico de Lisboa | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Mulheres | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.title | A história da cultura e das artes no sistema educativo e os seus impactos para a cidadania | por |
dc.title.alternative | L’histoire de la culture et des arts dans le système éducatif et son impact sur la citoyenneté | fr |
dc.title.alternative | La historia de la cultura y de las artes en el sistema educativo y su impacto en la ciudadanía | es |
dc.title.alternative | The history of culture and arts in the education system and its impact on citizenship | en |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.volume | 14 | - |
dc.number | 3 | - |
dc.date.updated | 2025-01-10T16:20:54Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.25757/invep.v14i3.393 | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-108113 | - |
iscte.journal | Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_108113.pdf | 272,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.