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dc.contributor.authorBaptista, V.-
dc.contributor.authorAlves, P. M.-
dc.date.accessioned2025-01-10T16:22:30Z-
dc.date.available2025-01-10T16:22:30Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBaptista, V., & Alves, P. M. (2024). A história da cultura e das artes no sistema educativo e os seus impactos para a cidadania. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, 14(3), Article e393. https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.393-
dc.identifier.issn0874-9620-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32994-
dc.description.abstractEste artigo pretende analisar a situação da disciplina de História da Cultura e das Artes, concretamente a visibilidade das mulheres artistas nos documentos desta disciplina do ensino secundário, e os seus impactos para a inclusão e a cidadania em Portugal. Para este objetivo, analisámos os principais documentos emanados do Ministério da Educação: Lei de Bases do Sistema Educativo, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (12.º ano) e as Aprendizagens Essenciais da disciplina de História da Cultura e das Artes. Debruçámo-nos, também sobre os manuais adotados pelo grupo disciplinar. Constatámos que nos dois manuais, do 10.º e 11.º anos, apenas foram retratadas 14 mulheres artistas, a maioria inseridas no período contemporâneo e no espaço geográfico europeu. A partir das indagações, reflexões e críticas dos/as alunos/as sobre esta invisibilidade adotou-se uma prática docente que incluiu metodologias de investigação, sessões científicas com especialistas, realização de trabalhos que proporcionassem uma visão mais global da História da Cultura e das Artes, integrando mulheres artistas de todo o mundo. Finalizamos com o estado da arte sobre a visibilidade das mulheres nas artes.por
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Instituto Politécnico de Lisboa-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectArtepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.titleA história da cultura e das artes no sistema educativo e os seus impactos para a cidadaniapor
dc.title.alternativeL’histoire de la culture et des arts dans le système éducatif et son impact sur la citoyennetéfr
dc.title.alternativeLa historia de la cultura y de las artes en el sistema educativo y su impacto en la ciudadaníaes
dc.title.alternativeThe history of culture and arts in the education system and its impact on citizenshipen
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume14-
dc.number3-
dc.date.updated2025-01-10T16:20:54Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.25757/invep.v14i3.393-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-108113-
iscte.journalDa investigação às práticas: estudos de natureza educacional-
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica

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