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dc.contributor.advisorFoà, Caterina-
dc.contributor.authorCosta, Margarida Maria Reis Cláudio Calheiros-
dc.date.accessioned2025-01-10T16:15:57Z-
dc.date.issued2024-11-05-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationCosta, M. M. R. C. C. (2024). Cultura e património: O papel dos stakeholders na comunicação territorial: O estudo de caso de Mértola [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32993por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32993-
dc.description.abstractEsta investigação analisa o papel da comunicação da Câmara Municipal de Mértola, enquanto entidade central da rede de stakeholders do concelho, com principal foco na promoção e valorização do património cultural e da identidade caracterizadora do território. O objetivo é compreender como essa comunicação influencia a perceção da comunidade local de Mértola enquanto local de património cultural. Partindo dos conceitos teóricos de património e identidade cultural, comunicação territorial e desenvolvimento do território municipal, evidencia-se a importância de mapear e escutar os "stakeholders" de um território como garantia para uma comunicação eficaz. Em Portugal, especialmente no interior e em contextos rurais, esta abordagem aos "stakeholders" é pouco explorada como ferramenta potencializadora do desenvolvimento local. Mértola é o estudo de caso desta investigação qualitativa, através de uma recolha de dados variada, com entrevistas semiestruturadas a dois representantes da Câmara Municipal de Mértola e com um inquérito por questionário online e anónimo a 100 pessoas de diferentes "clusters" de "stakeholders". Os resultados revelaram uma incongruência significativa entre os esforços da autarquia e o que é percecionado pela comunidade local, com principal destaque para a fraca adesão digital, a falta de segmentação dos públicos e a baixa valorização dada à opinião pública. Conclui-se que é essencial ajustar as estratégias de comunicação à realidade local, de modo a melhorar a valorização do património cultural e, por consequência, fortalecer positivamente o território.por
dc.description.abstractThis research analyzes the role of the communication made by the Mértola Municipality, as a central entity within the network of stakeholders in the region. Focusing, primarily, on the promotion and enhancement of the cultural heritage and identity that defines the territory. The goal is to understand how this communication influences the local community perception of Mértola as a site of cultural heritage. Drawing from the theoretical concepts of cultural heritage and identity, territorial communication and municipal development, this study highlights the importance of mapping and listening to stakeholders as a key factor for effective communication. In Portugal, particularly in rural areas, the stakeholder approach isn’t used a lot as a tool for fostering local development. Mértola is the case study for this qualitative research, which uses diverse data collection methods, such as semi-structured interviews with two representatives from the Mértola Municipality and an anonymous online survey conducted with 100 respondents from various stakeholders’ clusters. The results revealed a significant disconnect between the municipality’s efforts and the perceptions of the local community, with key issues including low digital engagement, lack of audience segmentation and limited appreciation of public opinion. This research concludes that it is essential to adjust the communication strategies to the local reality in order to improve the valuation of the cultural heritage and, consequently, strengthen the territory in a positive way.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectPatrimónio cultural -- Cultural heritagepor
dc.subjectDesenvolvimento municipalpor
dc.subjectComunicação territorialpor
dc.subjectStakeholderspor
dc.subjectMértolapor
dc.subjectMunicipal developmentpor
dc.subjectTerritorial communicationpor
dc.titleCultura e património: O papel dos "stakeholders" na comunicação territorial: O estudo de caso de Mértolapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203739876por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
dc.date.embargo2025-11-05-
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
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