Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32954
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Leandro Ferreira-
dc.contributor.authorLima, Igor Yorna Cabral Miranda-
dc.date.accessioned2025-01-08T13:33:40Z-
dc.date.issued2024-10-09-
dc.identifier.citationLima, I. Y. C. M. (2024). AI adoption in service business: Impact on human-machine relations [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32954por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32954-
dc.description.abstractÉ indiscutível que a inteligência artificial (IA) está a tornar-se parte integrante da cognição humana e da vida quotidiana. Já não é vista apenas como uma ferramenta, mas sim como uma extensão das capacidades humanas, transformando a forma como percebemos e interagimos com o mundo. Esta dissertação analisa a adoção da IA em ambientes empresariais de serviços e o seu impacto na relação entre humanos e máquinas. O estudo utiliza metodologias qualitativas, incluindo entrevistas aprofundadas com profissionais de várias indústrias, e conclui que, embora a IA aumente a eficiência operacional e a personalização através da automatização de tarefas de rotina, não consegue substituir o toque humano em interações complexas e emocionais. As normas éticas, a transparência e a confiança foram identificadas como factores críticos para uma integração bem sucedida da IA. A originalidade desta investigação reside na sua exploração abrangente das dimensões psicossociais da IA em contextos de serviço, fornecendo novos conhecimentos sobre o equilíbrio entre os avanços tecnológicos e os elementos humanos.por
dc.description.abstractIt’s beyond doubt that artificial intelligence (AI) is becoming an integral part of human cognition and everyday life. It is no longer regarded merely as a tool; rather, it is seen as an extension of human capabilities, transforming how we perceive and interact with the world. This dissertation examines the adoption of AI in service business environments and its impact on the relationship between humans and machines. The study employs qualitative methodologies, including in-depth interviews with professionals across various industries, and concludes that while AI enhances operational efficiency and personalisation by automating routine tasks, it is unable to replace the human touch in complex and emotionally driven interactions. Ethical standards, transparency, and trust were identified as critical factors for successful AI integration. This research’s originality lies in its comprehensive exploration of the psychosocial dimensions of AI in service contexts, providing new insights into balancing technological advancements with human elements.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectInteligência artificial -- Artificial intelligencepor
dc.subjectEmpresas de serviçospor
dc.subjectRelações homem-máquinapor
dc.subjectRegulamentos éticospor
dc.subjectConfiança -- Trustpor
dc.subjectService businesspor
dc.subjectHuman-machine relationspor
dc.subjectEthical regulationspor
dc.titleAI adoption in service business: Impact on human-machine relationspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203738756por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologiapor
dc.date.embargo2027-10-09-
dc.subject.jelL86por
dc.subject.jelM15por
dc.subject.jelO33por
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_igor_miranda_lima.pdf
  Restricted Access
1,33 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.