Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/3295
Author(s): Montenegro, Maria Margarida Batista de Meneses
Advisor: Soares, Tânia de Morais
Date: 2010
Title: “Geração net”: representações dos jovens sobre televisão e Internet
Reference: Montenegro, Maria Margarida Batista de Meneses - “Geração net”: representações dos jovens sobre televisão e Internet [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3295>.
Keywords: Jovens
Geração
Net
Internet
Televisão
Youth
Generation
Television
Abstract: A Internet apresenta-se como um meio interactivo, rápido e de fácil utilização, capaz de elevar os seus utilizadores a uma nova dimensão nunca antes vista, à dimensão onde os mesmos podem ser também criadores de conteúdos. E é perante estas constatações que nos surgem as questões que aqui procuramos responder: que relevância assume este meio na vida dos jovens dos 15 aos 17 anos? Que representações têm e como o diferenciam da Televisão? Na busca destas respostas, procurámos com este estudo analisar estas representações e os processos relacionais que a vulgarmente denominada “Geração Net” desenvolve com a Internet e com a Televisão, assim como analisar como perspectivam o futuro destes meios de comunicação. Para além disto, torna-se também importante tentar perceber até que ponto a “Geração Net” poderá ou não estar a sofrer algumas alterações na sua composição etária. Este trabalho foi desenvolvido com recurso a uma metodologia qualitativa através de entrevistas semi-dirigidas aplicadas aos jovens objecto de estudo. Foi ainda operacionalizada a técnica de análise de conteúdo relativa à transcrição das respostas dos entrevistados. Conclui-se que os jovens da “Geração Net” preferem a Internet à Televisão sem serem dependentes da Internet, uma vez que começam a preferir realizar outras actividades que promovam as relações cara-a-cara, principalmente relações de amizade. O meio online tem importância para estes jovens no estabelecimento e manutenção de redes de amizade, enquanto a Televisão é vista pelos jovens como um meio para a promoção da união familiar. O futuro é encarado pelos jovens com grande entusiasmo no que toca à evolução da Internet, mas o mesmo não se verifica face à televisão, acreditando que este meio poderá ser substituído pela Internet e prevendo grandes mudanças nos conteúdos televisivos.
CThe Internet presents itself as an interactive, fast and easy to use medium, capable of taking its users to a new dimension never seen before, one where those same users can be the content creators. It is in the face of these findings that questions are raised: what relevance does this medium have in the lives of 15-17 year old teenagers? What does it mean to them and how do they differentiate it from Television? In search of the answers to these questions, this study seeks to analyze the meaning and also the relationship processes that the so-called “Net Generation” develops through the Internet and Television, as well as analyze the future prospects of these means of communication. In addition, it is also important to understand at which level the “Net Generation” is or is not undergoing some changes in its age composition. This work was developed by utilizing a qualitative methodology through semi-directed interviews with the targeted youth of this study. The content analysis technique was also applied in relation to the transcription of the answers provided by the interviewees. It is concluded that the “Net Generation” youth prefer the Internet to the Television without being dependent on the Internet since they start to prefer other activities that promote face-to-face interaction, in particular friendships. The online medium is relevant to the youth in establishing and maintaining networks of friends, whilst Television is viewed as a medium that promotes family union. The future is looked upon by the youth with great enthusiasm as far as the Internet evolution is concerned, but the same is not verified when referring to Television which they believe may indeed be replaced by the Internet and foreseeing great changes in the television contents.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.