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http://hdl.handle.net/10071/32944
Autoria: | Cruz, Maria do Vale |
Orientação: | Costa, Renato Jorge Lopes da |
Data: | 26-Nov-2024 |
Título próprio: | The importance of emotional intelligence (EI) in the era of artificial intelligence (AI): Perceptions of workers |
Referência bibliográfica: | Cruz, M. do V. (2024). The importance of emotional intelligence (EI) in the era of artificial intelligence (AI): Perceptions of workers [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32944 |
Palavras-chave: | Inteligência emocional -- Emotional intelligence Inteligência artificial -- Artificial intelligence Management strategies Workers' perceptions Estratégias de gestão Perceções dos trabalhadores |
Resumo: | With the advancement of technology, Artificial Intelligence (AI) is being implemented in
various sectors of labor, raising questions about the role of Emotional Intelligence (EI) in those
workplaces and the human (emotional) skills required. Understanding the perceptions and
beliefs of workers regarding the relevance of EI in work scenarios progressively dominated by
AI is essential for the development of effective management strategies that promote the
successful adoption of AI and drive organizational performance in the workplace of the future.
Workers' perceptions of AI can also influence their adaptation to the demands of today's
workplace with AI presence. Using survey methodology, this study conducted a quantitative
analysis of the responses from 156 workers to examine their perceptions of the importance of
EI in work environments that incorporate AI and of the importance they attribute to the
appreciation of EI by leadership. Additionally, it explored their perceptions of opportunities
and risks associated with the integration of AI within the work environment and the different
types of skills considered essential for optimal professional performance. The results reflected
that employees generally view EI as crucial for both individual and organizational success in
AI-enhanced workplaces. This alignment underscores the need for comprehensive
management strategies that address both technological advancements and the nurturing of
human competencies, suggesting that prioritizing EI can facilitate smoother transitions and
enhance AI workplace dynamics. Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) está a ser implementada em diversos locais de trabalho, o que levanta questões sobre o papel da Inteligência Emocional (IE) nesses contextos e acerca das competências (emocionais) humanas requeridas. Compreender quais as perceções e crenças dos trabalhadores acerca da relevância da IE em cenários de trabalho progressivamente dominados pela IA é essencial para o desenvolvimento de estratégias de gestão eficazes que promovam a adoção bem-sucedida da IA e impulsionem o desempenho organizacional no ambiente de trabalho do futuro. As perceções dos trabalhadores sobre a IA podem também influenciar a sua adaptação às exigências dos atuais contextos laborais com presença da IA. Com recurso à metodologia de inquérito, este estudo efetuou uma análise quantitativa das respostas de 156 trabalhadores, de modo a analisar as suas perceções relativamente à importância das competências da IE em contextos de trabalho que incorporam a Inteligência Artificial e à importância que atribuem à valorização da IE pela liderança. Adicionalmente, explorou as suas perceções relativamente às oportunidades e riscos associados à incorporação da IA no local de trabalho e aos diferentes tipos de competências considerados essenciais para um desempenho profissional ótimo. Os resultados sugerem que os trabalhadores tendem a considerar a IE essencial para o sucesso individual e organizacional em ambientes de trabalho que integram a IA. A necessidade de estratégias de gestão abrangentes é sublinhada, sendo essencial integrar tanto os avanços tecnológicos quanto o desenvolvimento de competências humanas, com especial ênfase na IE. Dessa forma, será possível facilitar transições mais suaves e aprimorar a dinâmica da IA no local de trabalho. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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