Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32944
Autoria: Cruz, Maria do Vale
Orientação: Costa, Renato Jorge Lopes da
Data: 26-Nov-2024
Título próprio: The importance of emotional intelligence (EI) in the era of artificial intelligence (AI): Perceptions of workers
Referência bibliográfica: Cruz, M. do V. (2024). The importance of emotional intelligence (EI) in the era of artificial intelligence (AI): Perceptions of workers [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32944
Palavras-chave: Inteligência emocional -- Emotional intelligence
Inteligência artificial -- Artificial intelligence
Management strategies
Workers' perceptions
Estratégias de gestão
Perceções dos trabalhadores
Resumo: With the advancement of technology, Artificial Intelligence (AI) is being implemented in various sectors of labor, raising questions about the role of Emotional Intelligence (EI) in those workplaces and the human (emotional) skills required. Understanding the perceptions and beliefs of workers regarding the relevance of EI in work scenarios progressively dominated by AI is essential for the development of effective management strategies that promote the successful adoption of AI and drive organizational performance in the workplace of the future. Workers' perceptions of AI can also influence their adaptation to the demands of today's workplace with AI presence. Using survey methodology, this study conducted a quantitative analysis of the responses from 156 workers to examine their perceptions of the importance of EI in work environments that incorporate AI and of the importance they attribute to the appreciation of EI by leadership. Additionally, it explored their perceptions of opportunities and risks associated with the integration of AI within the work environment and the different types of skills considered essential for optimal professional performance. The results reflected that employees generally view EI as crucial for both individual and organizational success in AI-enhanced workplaces. This alignment underscores the need for comprehensive management strategies that address both technological advancements and the nurturing of human competencies, suggesting that prioritizing EI can facilitate smoother transitions and enhance AI workplace dynamics.
Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) está a ser implementada em diversos locais de trabalho, o que levanta questões sobre o papel da Inteligência Emocional (IE) nesses contextos e acerca das competências (emocionais) humanas requeridas. Compreender quais as perceções e crenças dos trabalhadores acerca da relevância da IE em cenários de trabalho progressivamente dominados pela IA é essencial para o desenvolvimento de estratégias de gestão eficazes que promovam a adoção bem-sucedida da IA e impulsionem o desempenho organizacional no ambiente de trabalho do futuro. As perceções dos trabalhadores sobre a IA podem também influenciar a sua adaptação às exigências dos atuais contextos laborais com presença da IA. Com recurso à metodologia de inquérito, este estudo efetuou uma análise quantitativa das respostas de 156 trabalhadores, de modo a analisar as suas perceções relativamente à importância das competências da IE em contextos de trabalho que incorporam a Inteligência Artificial e à importância que atribuem à valorização da IE pela liderança. Adicionalmente, explorou as suas perceções relativamente às oportunidades e riscos associados à incorporação da IA no local de trabalho e aos diferentes tipos de competências considerados essenciais para um desempenho profissional ótimo. Os resultados sugerem que os trabalhadores tendem a considerar a IE essencial para o sucesso individual e organizacional em ambientes de trabalho que integram a IA. A necessidade de estratégias de gestão abrangentes é sublinhada, sendo essencial integrar tanto os avanços tecnológicos quanto o desenvolvimento de competências humanas, com especial ênfase na IE. Dessa forma, será possível facilitar transições mais suaves e aprimorar a dinâmica da IA no local de trabalho.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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