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dc.contributor.authorFalcão, P. F.-
dc.contributor.authorPina e Cunha, M.-
dc.contributor.authorCurto, J. D.-
dc.contributor.authorOliveira, F.-
dc.date.accessioned2025-01-03T13:06:30Z-
dc.date.available2025-01-03T13:06:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFalcão, P. F., Pina e Cunha, M., Curto, J. D., & Oliveira, F. (2018). A inteligência emocional e o desempenho dos colaboradores: Estudo empírico numa instituição financeira. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, 17(3), 18-34. https://doi.org/10.12660/rgplp.v17n3.2018.78385-
dc.identifier.issn1645-4464-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32885-
dc.description.abstractA literatura sobre inteligência emocional mostra que este tipo de inteligência tem uma relação positiva e direta com o desempenho dos gestores. Com o objetivo de contribuir para esta linha de investigação, procedeu-se a um estudo envolvendo 149 gestores comerciais de empresas numa grande instituição financeira portuguesa. A análise empírica baseou-se num questionário de autorrelato da inteligência emocional e de quatro elementos de avaliação de desempenho dos gestores. Para o efeito, estimou-se um modelo de regressão linear múltipla, que aponta para uma relação direta entre o nível de inteligência emocional e o desempenho comercial dos gestores da instituição, sendo as variáveis preditoras que predizem mais o desempenho comercial perceber as emoções e gerir as emoções dos outros. No âmbito académico, o estudo empírico contribui para a atual literatura. No âmbito da gestão, é um contributo para os processos de recrutamento e de formação de gestores.por
dc.language.isopor-
dc.publisherINDEG-ISCTE Executive Education; Fundação Getulio Vargas-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectInteligência emocionalpor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectGestor de empresapor
dc.subjectComercialpor
dc.subjectInstituição financeirapor
dc.titleA inteligência emocional e o desempenho dos colaboradores: Estudo empírico numa instituição financeirapor
dc.title.alternativeLa inteligencia emocional y el rendimiento de los colaboradores: Estudio empírico en una institución fnancieraes
dc.title.alternativeEmotional intelligence and employee performance: Empirical study on a financial institutionen
dc.typearticle-
dc.pagination18 - 34-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume17-
dc.number3-
dc.date.updated2025-01-03T13:05:02Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.12660/rgplp.v17n3.2018.78385-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-101577-
iscte.journalRevista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa-
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