Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/32862
Author(s): Teles, Márcia Mariana Silveira
Advisor: Baldi, Vania
Date: 20-Nov-2024
Title: A comunicação das universidades nas redes sociais como estratégia de promoção dos seus cursos: As tomadas de decisão dos estudantes no caso do Iscte
Reference: Teles, M. M. S. (2024). A comunicação das universidades nas redes sociais como estratégia de promoção dos seus cursos: As tomadas de decisão dos estudantes no caso do Iscte [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32862
Keywords: Comunicação -- Communication
Redes sociais
Estudantes universitários
Iscte
Escolha do curso e universidade
Media sociais -- Social media
University students
Choice of course and university
Abstract: O tema do presente estudo - A Comunicação das Universidades nas Redes Sociais como Estratégia de Promoção dos seus Cursos: As Tomadas de Decisão dos Estudantes no caso do Iscte - tem por base investigar a utilização das redes sociais por parte dos estudantes universitários do Iscte e identificar a importância das mesmas e o seu processo de tomada de decisão relativamente à escolha do curso e da Universidade. No sentido de analisar e compreender esta realidade, foi desenvolvida a seguinte questão de partida: De que forma os estudantes universitários estão expostos às redes sociais e como utilizam a informação para se candidatarem e escolherem uma Universidade? O estudo tem por objetivo perceber como é que o Iscte enquanto Universidade, gere as redes sociais para atrair potenciais alunos e perceber qual é o investimento do Iscte nas redes sociais, comparativamente a outras Universidades. Foram feitas 2 entrevistas exploratórias à coordenadora do Gabinete de Comunicação e a um colaborador do gabinete, que gere as redes sociais da marca institucional Iscte. Ainda foi feito um inquérito por questionário aos alunos do Iscte cuja amostra foi de 199 respostas das quais 191 respostas foram válidas. Este inquérito focou-se numa amostra aos alunos do Iscte dos mais variados graus académicos e cursos lecionados nesta Universidade, dada a impossibilidade de ir de encontro à amostra nacional pela sua elevada escala e pelo curto espaço de tempo para completar a investigação.
The subject of this study - The Communication of the Universities on Social Media as a Promotion Strategy of their courses: The Decision Making of the students in the case of Iscte - is based on investigating the use of social networks by Iscte's University students and identifying their importance and their decision-making process regarding the choice of course and University. In order to analyze and understand this reality, the following starting question was developed: How are University students exposed to social networks and how do they use the information to apply for and choose a University? The aim of the study is to understand how Iscte, as a University, manages social media to attract potential students and to understand how much Iscte invests in social media compared to other universities. Two exploratory interviews were carried out with the coordinator of the Communications Office and an employee of the office who manages the Iscte institutional brand's social networks. A questionnaire was also sent to Iscte students, with a sample of 199 responses, of which 191 were valid. This survey focused on a sample of Iscte students from the most varied academic degrees and courses taught at this University, given the impossibility of meeting the national sample due to its large scale and the short space of time to complete the research.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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