Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32850
Autoria: Tóthóva, Barbara
Orientação: Ramos, Manuel João
Data: 24-Out-2024
Título próprio: Post-conflict development in the ethnically divided society in Rwanda
Referência bibliográfica: Tóthóva, B. (2024). Post-conflict development in the ethnically divided society in Rwanda [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32850
Palavras-chave: Rwanda
Genocide
Ethnic division
Democracia -- Democracy
Collective trauma
Ruanda
Genocídio
Divisão étnica
Trauma coletivo
Resumo: The current state of Rwanda followed by the aftermath of the infamous Rwandan genocide was shaped by many cultural processes. This research project aims to bring to light the experiences of the Rwandese from the two tribes involved in this horrific event, to promote a better understanding of the Rwandan genocide, also known as the genocide against the Tutsi, occurred in 1994 and how this event shaped the social, economic, political, and cultural spheres in Rwanda. This project’s main perspective is to shed light on the contemporary developments taking place in Rwanda and to find out how does this past event influence the local communities and their co-existing. The reason for conducting this research and writing this dissertation is the lack of information and research accessible to the public on the given topic, even in academic spaces. Additionally, the secondary purpose of this project is to provide insights to this specific event, the reasons why it took place and how did it influence Rwanda as a singlestanding country, but also Rwanda within the international spectrum. The reason for including this information is that it his high in importance and provides more context to the researched topic. The data for this project was collected through semi-structured interviews and a wellresearched literature review. The interviews also demonstrate the main thesis of this research, which is that the post-conflict development in Rwanda involves working through a collective trauma, allowing ethnic power-sharing and education for tolerance and reconstruction as an important aspect of democratization. Influences and after-effects of the past genocide discussed in this project include lingering traumatic and posttraumatic stress disorder signs in former prisoners and their children, displacement of entire communities, economic underdevelopment, systemic human rights violations, and more. Barriers to a rapid improvement within the society discussed in this project include lack of justice for the original perpetrators of the genocide, but overall, the country has seen huge developmental strides over the last 20+ years. Other themes include the effects of the genocide on education and the youth, mental health of the entire population, efforts to unite the country and more. These findings indicate the need for educational resources and mentorship for the Rwandese to be able to recover from this collective trauma, as well as a need for local government programs to foster a sense of community among citizens and the neighbouring countries. It has been concluded that more research is to be done on the given topic to provide more information and insight into the current state of Rwanda, following the genocide of 1994.
O estado actual do Ruanda, seguido pelas consequências do infame genocídio ruandês, foi moldado por muitos processos culturais. Este projeto de pesquisa visa trazer à luz as experiências dos ruandeses das duas tribos envolvidas neste terrível evento, para promover uma melhor compreensão do genocídio ruandês, também conhecido como genocídio contra os tutsis, ocorrido em 1994 e como este evento moldou as esferas social, económica, política e cultural no Ruanda. A principal perspectiva deste projecto é lançar luz sobre os desenvolvimentos contemporâneos que ocorrem no Ruanda e descobrir como é que este evento passado influencia as comunidades locais e a sua coexistência. A razão para realizar esta pesquisa e escrever esta dissertação é a falta de informações e pesquisas acessíveis ao público sobre o tema em questão, mesmo em espaços acadêmicos. Além disso, o objectivo secundário deste projecto é fornecer informações sobre este evento específico, as razões pelas quais ocorreu e como influenciou o Ruanda como um país único, mas também o Ruanda no espectro internacional. A razão para incluir essas informações é que elas são de grande importância e fornecem mais contexto ao tema pesquisado. Os dados para este projeto foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e uma revisão bibliográfica bem pesquisada. As entrevistas também demonstram a tese principal desta investigação, que é a de que o desenvolvimento pós-conflito no Ruanda envolve trabalhar através de um trauma colectivo, permitindo a partilha étnica do poder e a educação para a tolerância e a reconstrução como um aspecto importante da democratização. As influências e consequências do genocídio passado discutidas neste projecto incluem sinais persistentes de perturbação de stress traumático e pós-traumático em ex-prisioneiros e nos seus filhos, deslocação de comunidades inteiras, subdesenvolvimento económico, violações sistémicas dos direitos humanos e muito mais. As barreiras a uma rápida melhoria na sociedade discutida neste projecto incluem a falta de justiça para os autores originais do genocídio, mas, no geral, o país registou enormes avanços de desenvolvimento nos últimos mais de 20 anos. Outros temas incluem os efeitos do genocídio na educação e na juventude, na saúde mental de toda a população, nos esforços para unir o país e muito mais. Estas conclusões indicam a necessidade de recursos educativos e de orientação para que os ruandeses possam recuperar deste trauma colectivo, bem como a necessidade de programas governamentais locais para promover um sentido de comunidade entre os cidadãos e os países vizinhos. Concluiu-se que mais pesquisas devem ser feitas sobre este tópico para fornecer mais informações e insights sobre o estado atual de Ruanda, após o genocídio de 1994.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Estudos Internacionais
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_barbara_tothova.pdf406,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons