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http://hdl.handle.net/10071/3282
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Title: A importância do marketing tribal e de relacionamento na lealdade dos consumidores
Authors: Ventura, Pedro Maria Cepeda Granjo
Orientador: Silva, Rui Vinhas da
Keywords: Marketing
Tribal
Relacionamento
Lealdade
Emoções
Tribos
Relationship
Loyalty
Emotions
Tribes
Issue Date: 2010
Citation: VENTURA, Pedro Maria Cepeda Granjo - A importância do marketing tribal e de relacionamento na lealdade dos consumidores [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3282>.
Abstract: Actualmente, o Marketing está a sofrer uma revolução profunda, alguns fundamentos teóricos levantados nos últimos 50 anos estão a ser revistos sob um ponto de vista, que reconhece a interferência directa das novas tecnologias e do indivíduo na dinâmica do mundo das marcas (Gollner, 2008). A literatura publicada recentemente demonstra que tem surgido investigação sobre as potencialidades das relações que o indivíduo desenvolve com as marcas, a tendência do tribalismo das marcas e o surgimento das novas tribos. No entanto, o impacto destas “ferramentas” ao dispor dos marketeers, e a sua verdadeira eficácia na lealdade do consumidor têm sido pouco exploradas. Neste sentido, esta tese tem como objectivo principal por um lado esclarecer os conceitos tribalismo (brand tribalism), relacionamento (brand relationship) e lealdade. Por outro lado clarificar o impacto das primeiras duas variáveis (tribalismo e relacionamento) na lealdade do consumidor. A marca seleccionada foi a LandRover. Ao comparar os resultados obtidos observa-se que o tribalismo da marca e o relacionamento com a Landrover contribuem para a lealdade do consumidor, tendo mais efeito o tribalismo da marca.
Nowadays Marketing is undergoing a profound revolution, some theoretical aspects raised in the last 50 years are being reviewed from a point of view which recognizes the direct interference of new technologies and the individual in the dynamic world of trade marks (Gollner, 2008). Literature shows that recent investigations focus on potential of the relations that each person develops with brands, as well as on the tendency to the tribalism of the brands and the emergence of new tribes. However, the impact of these "tools" available for marketers and the true effectiveness for customer loyalty have been little explored. This is why the main scope of this study is in one hand to understand concepts of Brand Tribalism, Brand Relationship and Costumer Loyalty and on the other hand to clarify the impact of the Brand Tribalism and Brand Relationship on the Customer Loyalty. The Brand selected to clarify the impact was Land Rover. When comparing the results obtained it is observed that the brand tribalism and relationship with Landrover contribute to customer loyalty, contributing more for that the brand tribalism rather than the brand relationship.
Description: Classificações JEL: M31; M10
URI: http://hdl.handle.net/10071/3282
Designation: Mestrado em Marketing
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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