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http://hdl.handle.net/10071/32811
Autoria: | Mota, T. H. |
Editor: | Dias, E. C. Giacomazzi, G. dos S. Dias, J. F. Macedo, J. R. Baldé, S. |
Data: | 2022 |
Título próprio: | Islamização a partir de baixo: Educação e expansão islâmica na África Ocidental |
Título e volume do livro: | Sociedades africanas: Religiosidades, identidades e conexões globais |
Paginação: | 86-96 |
Título e número da coleção: | Ebook'IS |
Referência bibliográfica: | Mota, T. H. (2022). Islamização a partir de baixo: Educação e expansão islâmica na África Ocidental. Em E. C. Dias, G. dos S. Giacomazzi, J. F. Dias, J. R. Macedo, S. Baldé (Eds.), Sociedades africanas: Religiosidades, identidades e conexões globais (pp. 86-96). CEI-Iscte. |
ISBN: | 9789897819001 |
Palavras-chave: | Islão -- Islam Grande Senegâmbia Islamização -- Islamisation Escolas corânicas Ensino religioso Jihad -- Jihad Greater Senegambia Koranic schools Religious education |
Resumo: | Neste capítulo, eu demonstro como a religião islâmica expandiu-se na África Ocidental a partir do século XV. A questão central respondida é: como o Islã se tornou estruturante na Grande Senegâmbia antes dos jihads que tomaram a região nos séculos XVIII e XIX? Meu argumento é que a expansão da fé muçulmana é mais bem explicada pelo conceito de "islamização a partir de baixo", evidenciando os pilares sociais da fé a partir da base da sociedade. Junto a esse segmento populacional, pregadores muçulmanos desenvolveram habilidades religiosas e formaram discípulos através de escolas corânicas. Essas escolas tiveram papel central na popularização do Islã, secundando guerreiros e elites intelectuais muçulmanos que, posteriormente, ascenderam ao poder. In this chapter, I demonstrate how the Islamic religion expanded in West Africa from the 15th century onwards. The main addressed question is: how did Islam become a social framework in Greater Senegambia before the jihads that took place in the region in the 18th and 19th centuries? My argument is that the expansion of the Muslim faith is better explained by the concept of "islamization from below", evidencing the social pillars of faith from the base of the society. Within this populational segment, Muslim preachers developed religious skills and educated disciples through koranic schools. Such schools played a central role in the popularization of Islam, ahead of warriors and intellectual Muslims who, later, ascended to power |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CEI-CLI - Capítulos de livros internacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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