Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/32782
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Kalakou, Sofia | - |
dc.contributor.author | Almeida, Helena Filipe | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T14:33:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
dc.date.submitted | 2024-09 | - |
dc.identifier.citation | Almeida, H. F. (2024). Managing innovative aerial mobility for the city services: Exploration of citizens perceptions and behaviour [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32782 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/32782 | - |
dc.description.abstract | Through the numerous technological advances that have emerged in recent years, Innovative Aerial Mobility (IAM) has arisen. The implementation of this new technology is planned for the next few years, but there is a crucial first step to be taken - understanding the opinions of potential users. Accordingly, the current literature aimed at exploring citizens' perceptions and behaviours is inconsistent, using a wide range of different concepts, some indistinct and others contradictory. It is therefore imperative to accurately and consistently define the terminology used to express citizens' perspectives on this innovation, clearly identifying its components and establishing differences between the concepts. For this reason, the following concepts were analysed - receptivity, acceptability, acceptance, willingness to use, intention to use and adoption. To address this issue, a qualitative methodology was employed, using focus groups and content analysis based on an inductive approach, in order to better understand citizens' perspectives on this new service. The credibility of the data was guaranteed through triangulation and member checking. Results allow for the establishment of appropriate differences in the terms used and the identification of key aspects regarding the precise use of these terms. Hence, it is possible to integrate a set of statements to assess each of the definitions analysed in a future scale or model. | por |
dc.description.abstract | Através dos inúmeros progressos tecnológicos que se têm acentuado nos últimos anos surgiu a Mobilidade Aérea Urbana. A implementação desta nova tecnologia, está prevista para os próximos anos, contudo existe um primeiro passo fundamental a ser dado - perceber as opiniões dos potenciais utilizadores. Deste modo, a literatura existente que visa explorar as perceções e comportamentos dos cidadãos, é inconsistente utilizando uma panóplia diferente de conceitos, alguns de forma indistinta e outros contraditoriamente. Assim, torna-se imperativo conseguir definir de forma precisa e consistente a terminologia usada para expressar as perspetivas dos cidadãos relativamente a esta inovação, identificando claramente os seus componentes e estabelecendo diferenças entre os conceitos. Por este motivo, foram alvo de análise os seguintes conceitos - receptivity, acceptability, acceptance, willingness to use, intention to use e adoption. Para responder a este problema, foi adotada uma metodologia qualitativa, focus groups com recurso a uma análise de conteúdo baseada numa abordagem indutiva, no sentido de melhor entender as perspetivas dos cidadãos em relação a este novo serviço. A credibilidade dos dados foi garantida com base na triangulação e na verificação por membros. Os resultados permitem estabelecer as devidas diferenças nos termos utilizados e identificar aspetos fulcrais, respeitantes à utilização precisa destes termos. Possibilitando, deste modo, a integração de um conjunto de frases com vista a avaliação de cada uma definições analisadas, numa futura escala ou modelo. | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Innovative aerial mobility (IAM) | por |
dc.subject | Sociedade -- Society | por |
dc.subject | Acceptance | por |
dc.subject | Technology | por |
dc.subject | Focus groups | por |
dc.subject | Mobilidade aérea urbana | por |
dc.subject | Aceitação | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.title | Managing innovative aerial mobility for the city services: Exploration of citizens perceptions and behaviour | por |
dc.title.alternative | Gestão da mobilidade aérea inovadora para os serviços da cidade: Exploração das percepções e do comportamento dos cidadãos | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 203726774 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão de Empresas | por |
dc.date.embargo | 2027-10-30 | - |
iscte.subject.ods | Indústria, inovação e infraestruturas | por |
dc.subject.jel | L93 | por |
dc.subject.jel | Q55 | por |
dc.subject.jel1 | L Industrial organization | por |
dc.subject.jel1 | Q Agricultural and natural resource economics - Environmental and ecological economics | por |
thesis.degree.department | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_helena_filipe_almeida.pdf Restricted Access | 725,06 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.