Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32782
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKalakou, Sofia-
dc.contributor.authorAlmeida, Helena Filipe-
dc.date.accessioned2024-12-12T14:33:58Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationAlmeida, H. F. (2024). Managing innovative aerial mobility for the city services: Exploration of citizens perceptions and behaviour [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32782por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32782-
dc.description.abstractThrough the numerous technological advances that have emerged in recent years, Innovative Aerial Mobility (IAM) has arisen. The implementation of this new technology is planned for the next few years, but there is a crucial first step to be taken - understanding the opinions of potential users. Accordingly, the current literature aimed at exploring citizens' perceptions and behaviours is inconsistent, using a wide range of different concepts, some indistinct and others contradictory. It is therefore imperative to accurately and consistently define the terminology used to express citizens' perspectives on this innovation, clearly identifying its components and establishing differences between the concepts. For this reason, the following concepts were analysed - receptivity, acceptability, acceptance, willingness to use, intention to use and adoption. To address this issue, a qualitative methodology was employed, using focus groups and content analysis based on an inductive approach, in order to better understand citizens' perspectives on this new service. The credibility of the data was guaranteed through triangulation and member checking. Results allow for the establishment of appropriate differences in the terms used and the identification of key aspects regarding the precise use of these terms. Hence, it is possible to integrate a set of statements to assess each of the definitions analysed in a future scale or model.por
dc.description.abstractAtravés dos inúmeros progressos tecnológicos que se têm acentuado nos últimos anos surgiu a Mobilidade Aérea Urbana. A implementação desta nova tecnologia, está prevista para os próximos anos, contudo existe um primeiro passo fundamental a ser dado - perceber as opiniões dos potenciais utilizadores. Deste modo, a literatura existente que visa explorar as perceções e comportamentos dos cidadãos, é inconsistente utilizando uma panóplia diferente de conceitos, alguns de forma indistinta e outros contraditoriamente. Assim, torna-se imperativo conseguir definir de forma precisa e consistente a terminologia usada para expressar as perspetivas dos cidadãos relativamente a esta inovação, identificando claramente os seus componentes e estabelecendo diferenças entre os conceitos. Por este motivo, foram alvo de análise os seguintes conceitos - receptivity, acceptability, acceptance, willingness to use, intention to use e adoption. Para responder a este problema, foi adotada uma metodologia qualitativa, focus groups com recurso a uma análise de conteúdo baseada numa abordagem indutiva, no sentido de melhor entender as perspetivas dos cidadãos em relação a este novo serviço. A credibilidade dos dados foi garantida com base na triangulação e na verificação por membros. Os resultados permitem estabelecer as devidas diferenças nos termos utilizados e identificar aspetos fulcrais, respeitantes à utilização precisa destes termos. Possibilitando, deste modo, a integração de um conjunto de frases com vista a avaliação de cada uma definições analisadas, numa futura escala ou modelo.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectInnovative aerial mobility (IAM)por
dc.subjectSociedade -- Societypor
dc.subjectAcceptancepor
dc.subjectTechnologypor
dc.subjectFocus groupspor
dc.subjectMobilidade aérea urbanapor
dc.subjectAceitaçãopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.titleManaging innovative aerial mobility for the city services: Exploration of citizens perceptions and behaviourpor
dc.title.alternativeGestão da mobilidade aérea inovadora para os serviços da cidade: Exploração das percepções e do comportamento dos cidadãospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203726774por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
dc.date.embargo2027-10-30-
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
dc.subject.jelL93por
dc.subject.jelQ55por
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1Q Agricultural and natural resource economics - Environmental and ecological economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_helena_filipe_almeida.pdf
  Restricted Access
725,06 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.