Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32753
Autoria: Rodrigues, Constança Miguel Dinis
Orientação: Dias, Álvaro
Data: 24-Out-2024
Título próprio: The new landscape: Exploring the impact of major hotel chains' investment in private properties on the decision-making process
Referência bibliográfica: Rodrigues, C. M. D. (2024). The new landscape: Exploring the impact of major hotel chains' investment in private properties on the decision-making process [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/23753
Palavras-chave: Hotel chains
Airbnb-style accommodations
Economia partilhada - Sharing economy
Consumer decision making
Fidelidade à marca -- Brand loyalty
Financial performance
Online reviews
Cadeias hoteleiras
Acomodações Airbnb
Tomada de decisão do consumidor
Desempenho financeiro
Indústria hoteleira -- hotel industry
Avaliações online
Resumo: This study explores the impact of major hotel chains' investments in private properties, particularly those resembling Airbnb-style accommodations, on consumer decisionmaking processes, brand loyalty, and financial performance. Following the disruption of traditional hospitality models by sharing economy platforms such as Airbnb, hotel chains have begun acquiring and managing properties that provide individualized, localized experiences. Through a mixed-methods approach combining qualitative data from interviews and quantitative surveys, the study reveals that consumers prefer these hotelowned Airbnb-style accommodations due to the confidence, security, and brand reputation associated with established hotel chains. However, the allure of unique experiences and the influence of online reviews are also pivotal in consumer choices. The findings suggest that by appealing to a variety of consumer interests and taking market share away from independent Airbnb hosts, these such strategic investments can enhance hotel chains' financial performance. However, there are difficulties in incorporating these properties into traditional hotel portfolios, particularly in balancing personalized offerings with consistent quality standards. This study contributes to our knowledge of how hotel chains can innovate in a competitive, evolving industry, by providing insights for shaping investment strategies, customer engagement, and long-term growth.
Este estudo explora o impacto dos investimentos de grandes cadeias hoteleiras em propriedades privadas, particularmente aquelas que se assemelham a acomodações no estilo Airbnb, nos processos de tomada de decisão dos consumidores, lealdade à marca e desempenho financeiro. Após a disrupção dos modelos tradicionais de hospitalidade por plataformas da economia partilhada, como o Airbnb, as cadeias hoteleiras começaram a adquirir e gerir propriedades que proporcionam experiências individualizadas e locais. O estudo revelou por meio de uma abordagem de métodos mistos que combina dados qualitativos de entrevistas e inquéritos quantitativos que mostram que os clientes preferem essas acomodações pertencentes às cadeias hoteleiras do Airbnb devido à confiança, segurança e reputação da marca associada às cadeias hoteleiras consolidadas. No entanto, o apelo das experiências únicas e a influência das avaliações online também são fatores determinantes nas escolhas dos consumidores. Os resultados sugerem que, ao apelar para uma variedade de interesses dos consumidores e ao retirar quota de mercado a anfitriões independentes do Airbnb, estes investimentos estratégicos podem melhorar o desempenho financeiro das cadeias hoteleiras. Contudo, existem dificuldades em integrar estas propriedades nos portfólios hoteleiros tradicionais, nomeadamente no equilíbrio entre ofertas personalizadas e padrões consistentes de qualidade. Este estudo contribui para o nosso conhecimento sobre como as cadeias hoteleiras podem inovar num setor competitivo e em evolução, fornecendo insights para a definição de estratégias de investimento, envolvimento do cliente e crescimento a longo prazo.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Hotelaria e Turismo
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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