Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/32750
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Rúben Filipe de Sousa | - |
dc.contributor.advisor | Almeida, Rafael Saraiva | - |
dc.contributor.author | Cabral, Catarina Alexandra Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T15:19:32Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T15:19:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-06 | - |
dc.date.submitted | 2024-09 | - |
dc.identifier.citation | Cabral, C. A. A. (2024). Digital enhancement: Applying generative AI in students decision making process [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32750 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/32750 | - |
dc.description.abstract | Generative Artificial Intelligence (AI) has emerged as a disruptive technology with the potential to revolutionize many industries, including education. For this purpose, this research aims to explore the application of generative AI within the educational sector, specifically focusing on its role in supporting student decision-making processes. The process of helping students choose their master's thesis topic was found to be significantly lacking in automation and assistance, with generative AI having the potential to contribute to the educational sector, particularly in assisting students with selecting their thesis themes. To address this problem, the key objective of the study was to create a Decision Support System (DSS) that incorporates generative AI to help students choose master's thesis topics. The platform created offers personalized guidance, simplifies the decision-making process, and enhances communication between students and supervising professors. Key AI-powered features, where implemented, to provide inspiration and assistance to students, allowing them to generate customized thesis ideas based on their academic interests and goals. This study employs the Design Science Research (DSR) methodology, with interviews serving as crucial data points for refining the platform's features. It was determined that the platform created adds value to the academic experience by streamlining the thesis selection process and fostering better connections between students and faculty. This innovation not only simplifies decision-making but also enhances collaboration, ultimately enriching the educational journey for both students and their academic mentors. | por |
dc.description.abstract | A Inteligência Artificial (IA) Generativa surgiu como uma tecnologia com o potencial de revolucionar várias indústrias, incluindo a educação. Esta pesquisa tem como objetivo explorar o uso da IA generativa no setor educacional, examinando especificamente, a sua aplicação no processo de tomada de decisão dos alunos. Foi identificado que o processo de auxiliar os alunos a escolher um tema de tese para a sua dissertação, apresenta uma falta significativa de automação e assistência, sendo que IA generativa poderia contribuir significativamente nesse contexto. Para endereçar este problema, o objetivo principal deste estudo foi criar um Sistema de Suporte à Decisão (SSD) que incorpora IA generativa para assistir os alunos na escolha de temas de tese de mestrado. A plataforma criada oferece orientação personalizada, simplifica o processo de tomada de decisão e melhora a comunicação entre alunos e professores orientadores. As principais funcionalidades potenciadas pela IA, fornecem inspiração e assistência aos alunos, permitindo-lhes gerar ideias de tese personalizadas com base nos seus interesses académicos. Este estudo utiliza a metodologia de Design Science Research (DSR), com entrevistas servindo como dados cruciais para o aprimoramento das funcionalidades da plataforma. Constatou-se que a plataforma acrescenta valor à experiência académica ao simplificar o processo de seleção de teses e promove uma melhor relação entre alunos e docentes. Esta inovação não só simplifica a tomada de decisão, mas também aprimora a colaboração, enriquecendo, a jornada educacional tanto para os alunos como para os seus orientadores. | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Generative AI | por |
dc.subject | Educação -- Education | por |
dc.subject | Academic projects | por |
dc.subject | Tomada de decisão -- Decision making | por |
dc.subject | IA generativa | por |
dc.subject | Projetos académicos | por |
dc.title | Digital enhancement: Applying generative AI in students decision making process | por |
dc.title.alternative | Aplicação de IA generativa no processo de tomada de decisão dos estudantes | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 203720873 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Informática e Gestão | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Trabalho digno e crescimento económico | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
thesis.degree.department | Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_catarina_azevedo_cabral.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.