Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32702
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Álvaro de Borba Cruz Lopes-
dc.contributor.authorSimões, Francisco Mário Póvoas-
dc.date.accessioned2024-12-03T13:13:49Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationSimões, F. M. P. (2024). O grau de utilização das hashtags no Instagram para a promoção do turismo de Portugal: O caso da #visitportugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32702por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32702-
dc.description.abstractEsta dissertação investiga o impacto da hashtag #visitportugal no Instagram como ferramenta de promoção turística, analisando o comportamento das publicações associadas e as interações geradas ao longo dos últimos anos. Embora vários estudos tenham avaliado o crescimento do uso de redes sociais no turismo, a sazonalidade das publicações e o papel das hashtags e emojis no engagement dos utilizadores, ainda não havia uma análise agregadora que reunisse todas estas dimensões para uma hashtag em particular. O presente estudo oferece uma abordagem integrada que combina a análise da evolução das interações, a distribuição sazonal das publicações, e a influência de fatores como emojis e hashtags no Instagram. Através da utilização de dados extraídos de publicações entre 2020 e 2024, foi possível identificar padrões relevantes, como o aumento das interações nas publicações com #visitportugal, a variabilidade do engagement ao longo do ano, e as diferenças regionais na utilização dessa hashtag. Este trabalho traz contribuições importantes para o marketing digital no setor do turismo, oferecendo insights para uma gestão mais eficaz das campanhas de promoção de destinos.por
dc.description.abstractThis dissertation investigates the impact of the hashtag #visitportugal on Instagram as a tool for promoting tourism, analyzing the behavior of related posts and the interactions generated over recent years. While several studies have evaluated the growing use of social networks in tourism, the seasonality of posts, and the role of hashtags and emojis in user engagement, there had not yet been a comprehensive analysis that combined all these dimensions for a specific hashtag. This study offers an integrated approach that examines the evolution of interactions, the seasonal distribution of posts, and the influence of factors such as emojis and hashtags on Instagram. By utilizing data extracted from posts between 2020 and 2024, relevant patterns were identified, such as the increase in interactions with posts using #visitportugal, the variability in engagement throughout the year, and regional differences in the use of this hashtag. This work provides valuable contributions to digital marketing in the tourism sector, offering insights for more effective management of destination promotion campaigns.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectHashtagpor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectRede social -- Social networkpor
dc.subjectMarketing no Instagrampor
dc.subjectMarketing de destinospor
dc.subjectEngagement nas redes sociaispor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectSocial mediapor
dc.subjectInstagram Marketingpor
dc.subjectDestination Marketingpor
dc.subjectSocial media engagementpor
dc.titleO grau de utilização das hashtags no Instagram para a promoção do turismo de Portugal: O caso da #visitportugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203718240por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2025-10-24-
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_francisco_povoa_simoes.pdf
  Restricted Access
5,06 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.