Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32659
Autoria: Pereira, Ricardo Jorge da Silva
Orientação: Neto, Pedro Pereira
Data: 24-Out-2024
Título próprio: "Nada a esconder?": Compreendendo a importância do tratamento de dados para os utilizadores do TikTok
Referência bibliográfica: Pereira, R. J. da S. (2024). "Nada a esconder?": Compreendendo a importância do tratamento de dados para os utilizadores do TikTok [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32659
Palavras-chave: TikTok
Literacia de dados
Privacidade -- Privacy
Data literacy
Resumo: Profundamente enraizadas na cultura das sociedades do século XXI, as redes sociais online possuem hoje milhões de utilizadores mundialmente - gerando, desta forma, um dos mais importantes recursos da era da informação: dados digitais. No entanto, e apesar da sua relevância crescente no contexto digital, social e político, o processo de recolha, tratamento e gestão de dados parece ainda ser amplamente sugerido pelo meio académico como incompreendido, ou talvez mesmo desconhecido, por uma parte significante dos utilizadores das redes sociais online. Neste sentido, será o objetivo deste trabalho entender, numa primeira fase, o estado da investigação sobre a problemática dos dados no meio académico. De seguida, e de maneira a apresentar estatísticas reais e recentes sobre uma plataforma específica, foi realizado um inquérito sobre a literacia de dados destinado aos utilizadores do TikTok - uma das maiores plataformas digitais da atualidade, detentora de uma responsabilidade incontornável para com o tratamento dos dados. Por fim, a análise destes resultados foi efetuada, permitindo a extração de algumas conclusões relevantes: ainda que os utilizadores desta plataforma apresentem uma autoavaliação apenas razoável da sua literacia de dados, existe uma clara demonstração de interesse numa maior transparência no processo de recolha e tratamento dos dados, da mesma forma que se pode assinalar uma marcante valorização de campanhas de literacia sobre este assunto. Variáveis distintas como a idade ou o nível de escolaridade, contudo, evidenciam ainda diferenças significativas na perceção geral dos indivíduos sobre os dados e a privacidade.
Deeply rooted in the culture of 21st-century societies, online social networks today possess millions of users worldwide - generating one of the most important resources of the information age: digital data. However, despite its growing relevance in the digital, social, and political context, collecting, processing, and managing data still seems to be widely suggested in the academic field as misunderstood, or even unknown, by a significant portion of online social network users. In this sense, the aim of this work is, in the first phase, to understand the state of research on the issue of data within the academic field. Subsequently, and to present real and recent statistics regarding a specific platform, a survey on data literacy was conducted among TikTok users - one of the largest digital platforms today, with an undeniable responsibility in data management. Finally, the analysis of these results was performed, allowing for the extraction of some relevant conclusions: although users of this platform show only a reasonable self-assessment of their data literacy, there is a clear demonstration of interest in greater transparency in the data collection and treatment process, as well as a marked appreciation for literacy campaigns on this subject. Distinct variables such as age or educational level, however, reveal significant differences in individuals' overall perceptions of data and privacy.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ricardo_silva_pereira.pdf2,96 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons