Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32619
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Álvaro de Borba Cruz Lopes-
dc.contributor.authorHipólito, Francisco Homem Ribeiro da Silva-
dc.date.accessioned2024-11-13T15:48:40Z-
dc.date.issued2024-10-01-
dc.date.submitted2024-08-
dc.identifier.citationHipólito, F. H. R. da S. (2024). Influência da confiança do consumidor, da política de devolução e da perceção de risco na satisfação com a experiência de compra online [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32619por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32619-
dc.description.abstractEsta dissertação explora como a confiança online do consumidor e a perceção de risco afetam a satisfação com a experiência de compra no e-commerce. Utilizando um modelo de Structural Equation Modeling (SEM), foram analisadas 212 respostas de um questionário para investigar essas variáveis. Os resultados indicam que a confiança do consumidor reduz a perceção de risco, sendo essencial que os retalhistas se foquem em transmitir confiança para mitigar o risco percebido. Além disso, políticas de devolução claras e fáceis aumentam a satisfação do consumidor. Os resultados vieram corroborar estudos anteriores que afirmam que o objetivo é reduzir a perceção de risco, acrescentando, no entanto, que a perceção de risco, quando controlada, pode ser benéfica, sugerindo que existe um ponto ótimo de risco que contribui para uma experiência de compra satisfatória. Este estudo oferece insights valiosos para retalhistas online que desejam melhorar a satisfação do consumidor e manter-se competitivos no mercado atual.por
dc.description.abstractThis dissertation explores how online consumer trust and risk perception affect satisfaction with the shopping experience in e-commerce. Using a Structural Equation Modeling (SEM) model, 212 questionnaire responses were analyzed to investigate these variables. The results indicate that consumer trust reduces risk perception, making it essential for retailers to focus on conveying trust to mitigate perceived risk. Additionally, clear and easy return policies increase consumer satisfaction. The findings corroborate previous studies that aim to reduce risk perception, adding that controlled risk perception can be beneficial, suggesting an optimal level of risk that contributes to a satisfying shopping experience. This study provides valuable insights for online retailers looking to improve consumer satisfaction and remain competitive in the current market.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectComércio eletrónico -- E-commercepor
dc.subjectConfiança do consumidorpor
dc.subjectPerceção do risco -- Risk perceptionpor
dc.subjectSatisfação do consumidor -- Consumer satisfactionpor
dc.subjectpolíticas de devoluçãopor
dc.subjectConsumer trustpor
dc.subjectReturn policiespor
dc.titleInfluência da confiança do consumidor, da política de devolução e da perceção de risco na satisfação com a experiência de compra onlinepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203710665por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2026-10-01-
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
dc.subject.jelD12por
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jel1D Microeconomicspor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_francisco_silva_hipolito.pdf
  Restricted Access
595,5 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.