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http://hdl.handle.net/10071/32566
Author(s): | Sabbato, Carolina dos Reis Di |
Advisor: | Baptista, Joana Isabel Soares |
Date: | 6-Sep-2024 |
Title: | Resposta da criança em idade pré-escolar ao toque afetivo na interação diádica com o cuidador: desenvolvimento e validação preliminar de uma medida observacional |
Reference: | Sabbato, C. dos R. di (2024). Resposta da criança em idade pré-escolar ao toque afetivo na interação diádica com o cuidador: desenvolvimento e validação preliminar de uma medida observacional [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32566 |
Keywords: | Toque afetivo Resposta ao toque Educação pré-escolar -- Pre-school education Avaliação -- Evaluation Validade -- Validity Affective touch Response to touch Assessment |
Abstract: | O toque está associado positivamente ao desenvolvimento infantil. No entanto, este fenómeno
tem sido sobretudo estudado partindo da perspetiva de quem toca e não de quem é tocado. A
literatura referente à avaliação da resposta da criança ao toque afetivo, na interação diádica com
os cuidadores, é escassa. Este trabalho visou contribuir para a investigação e avaliação da
resposta da criança ao toque afetivo, através da exploração inicial das propriedades
psicométricas de uma nova escala de observação para o período pré-escolar – Caregiver-Child
Affective Touch Assessment – Child’s Response Version – Observational Measure (CCATACRV).
A amostra incluiu 20 crianças entre os 2-4 anos de idade, e suas respetivas mães, em
situação de desvantagem socioeconómica. A CCATA-CRV foi cotada recorrendo a um
procedimento de interação mãe-criança. Com base no mesmo procedimento, procedeu-se à
avaliação da disciplina materna. As mães preencheram um questionário sociodemográfico e a
Child Behavior Checklist for Ages 11/2-5 (CBCL 11/2-5).
Os resultados sugeriram um acordo inter-observador excelente para as subescalas da CCATACRV.
Análises de associações confirmaram a validade de construto discriminante através da
ausência de associações estatisticamente significativas entre a CCATA-CRV e a CBCL 11/2-5.
Os resultados indicaram uma associação marginalmente significativa entre a resposta de afeto
negativo ao toque materno e níveis mais elevados de disciplina materna áspera. Apesar dos
resultados promissores, sugerem-se estudos de validação adicionais. Touch is positively associated with child development. Nevertheless, this phenomenon has mainly been studied from the perspective of those who touch and not those who are touched. The literature regarding the assessment of the child’s response to affective touch, in dyadic interaction with caregivers, is scarce. This work aimed to contribute to the investigation and assessment of children’s responses to affective touch, through the initial exploration of psychometric properties of a new observational scale for the preschool period – Caregiver-Child Affective Touch Assessment – Child’s Response Version – Observational Measure (CCATACRV). The sample included 20 children between 2-4 years of age, and their respective mothers, in situation of socioeconomic disadvantage. The CCATA-CRV was coded through a motherchild interaction procedure. Based on the same procedure, maternal discipline was assessed. Mothers completed a sociodemographic questionnaire and the Child Behavior Checklist for Ages 11/2-5 (CBCL 11/2-5). The results suggested an excellent inter-observer agreement for the CCATA-CRV subscales. Association analysis confirmed the discriminant construct validity through the absence of statistically significant associations between CCATA-CRV and CBCL 11/2-5. Results indicated a marginally significant association between the negative affect response to maternal touch and higher levels of harsh maternal discipline. Despite the promising results, additional validation studies are suggested. |
Department: | Departamento de Psicologia Social e das Organizações |
Degree: | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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