Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32427
Autoria: Gu Zhengwei
Orientação: Falcão, Pedro Fontes
Li Ping
Data: 11-Jul-2024
Título próprio: The impact of family involvement on enterprise technological innovation in China: Evidence from listed family business in manufacturing industry
Referência bibliográfica: Gu Zhengwei (2023). The impact of family involvement on enterprise technological innovation in China: Evidence from listed family business in manufacturing industry [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32427
Palavras-chave: Empresa familiar -- Family business
Family involvement
Enterprise technological innovation
Top management team stability
Formal institutions
Envolvimento familiar
Inovação tecnológica empresarial
Estabilidade da equipa de gestão de alto nível
Instituições formais
Resumo: The rapid development of family businesses in China is accompanied by a prominent problem of inadequate investment in innovation, and it is crucial to explore the reasons behind. This study examines the involvement of family owners in businesses from three perspectives – ownership, management, and governance, while also considering the impact of top management team stability and the institutional environment. Focusing on family businesses in the manufacturing sector listed on China’s A-share market, through analysis, this study drew the following conclusions: (1) As family involvement increases, family businesses tend to prioritize the preservation of socioemotional wealth, leading to a greater emphasis on long-term development and more active engagement in technological innovation activities. When the CEO is a family member, the enterprise is more likely to proactively engage in technological innovation for long-term growth. However, a higher level of participation of family members on the board negatively affects innovation investment. (2) The stability of the top management team and the institutional environment concurrently accentuate or weaken the relationship between family involvement and enterprise innovation. These findings were further verified through a case study of the Xinzhi Group. Based on the results, we suggest family businesses to enhance ownership, appoint family CEOs, reduce family board members, and stabilize the top management team. This study enriches the research on family businesses and innovation and contributes to the promotion of technological innovation in family businesses.
O rápido desenvolvimento das empresas familiares na China pôs em evidência um problema generalizado de investimento inadequado em inovação, tornando crucial explorar as razões por detrás deste fenómeno. Este estudo examina o envolvimento dos proprietários familiares nas empresas a partir de três perspectivas: propriedade, gestão e governação, ao mesmo tempo que considera o impacto da estabilidade da equipa de gestão de topo e do ambiente institucional. Centrado nas empresas familiares do sector industrial cotadas no mercado A-share da China, o estudo analisa e conclui o seguinte: (1) À medida que aumenta o envolvimento familiar, as empresas familiares tendem a dar prioridade à preservação da riqueza social e emocional, levando a uma maior ênfase no desenvolvimento a longo prazo e no envolvimento ativo em atividades de inovação tecnológica. Quando o CEO é um membro da família, a probabilidade de envolvimento proativo na inovação tecnológica para o crescimento empresarial a longo prazo é maior. No entanto, um nível mais elevado de participação dos membros do conselho familiar afeta negativamente o investimento em inovação. (2) A estabilidade da equipa de gestão de topo e o ambiente institucional têm simultaneamente efeitos positivos ou negativos na relação entre o envolvimento da família na empresa e a inovação. Estas conclusões são reforçadas através de um estudo de caso do Grupo Xinzhi, que conduz a recomendações para que as empresas familiares aumentem os direitos de propriedade, incentivem a nomeação de CEOs familiares, reduzam os membros do conselho familiar e estabilizem a equipa de gestão de topo. Este estudo contribui para a investigação em empresas familiares e inovação e para a promoção da inovação tecnológica nas empresas familiares.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_gu_zhengwei.pdf
  Restricted Access
2,24 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons